Mídias sociais no foco das empresas
Pesquisa da Amcham mostra que empresas pretendem aumentar investimentos nas redes em 2012
Pesquisa da Amcham mostra que empresas pretendem aumentar investimentos nas redes em 2012
Meio & Mensagem
13 de dezembro de 2011 - 11h15
A Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) divulgou, nesta terça-feira, 13, um estudo que aponta que 96% das empresas que operam no Brasil enxergam as mídias sociais como importante canal de comunicação e como fundamental ferramenta fomentadora de negócios. Segundo a pesquisa, 65% das empresas atuantes no mercado nacional pretendem aumentar as ações e verbas destinadas às redes sociais, enquanto que 31% manterão o que já está sendo feito nesses canais.
De acordo com a Amcham, mesmo com essa visão positiva em relação às mídias sociais, atualmente quase metade dos consultados gasta menos de 5% do orçamento do departamento de marketing com essas ferramentas. Apenas 3% afirmou dirigir até 40% da verba de marketing para redes como Facebook, Twitter, Google+, Foursquare e Orkut.
As empresas brasileiras devem se apoiar principalmente nessas cinco mídias de relacionamento, em 2012. O Facebook deve ser o canal que receberá mais atenção, com três quartos dos consultados afirmando que pretendem agir nesse canal. O Orkut, outrora tão presente no Brasil, é o último da lista, com 8%. O Twitter é o segundo na classificação, com 56%, seguido de Google+, com 32%, e Foursquare, com 10%.
Entre os objetivos perseguidos pelas empresas ao atuar nas mídias sociais, foram apontados: relacionamento com o cliente (74%); reforço de marca (63%); promoção e divulgação de produtos ou serviços (53%); monitoramento de marca (46%); e e-commerce (18%).
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros