Novos comportamentos transformam bancos em mobile first
Estudo mostra que transações em apps ultrapassaram navegadores como canal preferido de brasileiros

O Itaú está entre os bancos que investiram nos últimos anos no fortalecimento de seu mobile banking (Crédito: Reprodução)
Os aplicativos de bancos tornaram-se o canal preferido de muitos brasileiros para pagamento de contas, transformando, pela primeira vez, as instituições financeiras brasileiras em mobile first. A constatação é da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019, realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a consultoria Deloitte. O estudo tem como base o ano de 2018 e foi desenvolvido com 20 bancos que representam 91% dos ativos da indústria bancária brasileira.
Em 2018, o número de transações bancárias feitas em smartphones teve alta de 24% em relação ao ano anterior. Como canais preferidos para pagamento de contas, os aplicativos concentram 40% das transações, enquanto o navegador de internet responde por 20%. “O estudo mostra que os bancos têm explorado novas tecnologias constantemente com o objetivo de oferecer uma melhor experiência”, diz Sérgio Biagini, sócio-líder da Deloitte para Serviços Financeiros no Brasil.Em 2018, foram feitos 2,5 bilhões de pagamentos pelo mobile banking, superando o internet banking pela primeira vez. Ainda de acordo com o estudo, os investimentos dos bancos em tecnologia somaram R$ 19,6 bilhões em 2018. As novas tecnologias que despertam maior interesse das empresas foram big data, com 80% dos investimentos, blockchain, 67%, e inteligência artificial 73%. “Os brasileiros se destacam como usuários ávidos dos smartphones também para os serviços bancários. Isso se dá pela facilidade e a usabilidade que o canal proporciona. Na realidade, os consumidores irão cada vez mais adotar o canal mobile como meio principal de interação com seus bancos”, destaca Biagini.
Léo Xavier, CEO da Pontomobi, afirma que o resultado apontado na pesquisa era inevitável, tendo em vista que os bancos são pródigos na adoção de mobile no mercado nacional. No estudo Mobility Index, conduzido pelo Meio & Mensagem, das cinco marcas mais maduras em mobilidade do Brasil, três são instituições bancárias: Itaú em 1° lugar, Bradesco em 3° e Santander em 4° lugar. “Isso demonstra que é este o segmento em que há mais tempo e mais investe em ter o mobile no centro de sua estratégia de negócios. Indústrias que se caracterizam por alta volumetria de clientes, invariavelmente, percebem no digital um caminho inteligente para redefinir essa relação.”