Nestlé lança 1º produto social no mundo com Gerando Falcões
Barra de nuts e frutas foi desenvolvida em conjunto entre a companhia e os membros da ONG
Nestlé lança 1º produto social no mundo com Gerando Falcões
BuscarNestlé lança 1º produto social no mundo com Gerando Falcões
BuscarBarra de nuts e frutas foi desenvolvida em conjunto entre a companhia e os membros da ONG
Carolina Huertas
2 de fevereiro de 2022 - 17h19
A Nestlé e a ONG Gerando Falcões (GF) anunciaram nesta quarta-feira, 2, o lançamento do 1º produto social da marca. O item consistem em uma barra de nuts e frutas, disponíveis nos sabores Banana&Canela e Coco. O lucro gerado com a venda será 100% revertido para apoiar o projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), da GF, que busca reestruturar as favelas para promover uma transformação completa, focada na melhoria da qualidade de vida de seus moradores.
As barras já podem ser encontradas no Empório Nestlé e no Mercado Livre, com valor sugerido de R$ 4,85. Os produtos ainda não estarão disponíveis em pontos de venda físicos. Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, explicou que isso faz parte da estratégia de lançamento do item, que por ser o primeiro do tipo, ainda está descobrindo a melhor forma de ser trabalhado, e segundo ele, a melhor forma de aprender, é começar.
“Você começa a fazer, corrige, descobre o sabor do produto ou o canal de distribuição que funciona melhor. Eu tenho certeza absoluta de que esse aqui é o primeiro de muitos. Esse, talvez não seja o que terá grande sucesso, mas é é o que começou, é o que desbravou, criou caminhos, criou pontes, como diz o Edu (Lyra, CEO da Gerando Falcões) o tempo todo”, revela o Melchior.
A parceria da marca com a ONG começou em 2018 e as ações se estruturam em três pilares: inclusão social, empregabilidade e produto & negócio social, realizando juntas doações de alimentos, apoio ao esporte e à inclusão social e também contratação de jovens profissionais selecionados e capacitados dentro de iniciativas da Gerando Falcões.
Edu Lyra reforça que é importante lembrar que a relação da organização com a marca existe há quatro anos. “É uma relação profunda, de troca, de conhecimento, de vivência. Tive a alegria de fazer no mínimo umas trinta reuniões com a Nestlé durante todo este período. E não só reuniões, mas também de levar o Marcelo e praticamente todos os diretores da Nestlé para passar um dia inteiro comigo na GF, conhecendo tanto a vulnerabilidade que existe, quanto a potência. E como juntar a necessidade com tanta oportunidade para criar algo que realmente seja inovador. O que encontrei em comum com o Marcelo foi exatamente o desejo de fazer algo novo e de iluminar também o terceiro setor no Brasil e as empresas, numa época de ESG, em como que usar o core uma grande corporação para criar um produto inovador e acelerar a transformação social na ponta”, explica o fundador da entidade.
O novo lançamento é uma cocriação da Nestlé com jovens da GF que vivem em favelas na região metropolitana de São Paulo e surgiu através de um trabalho em conjunto que buscava uma forma sustentável de contribuição e inovação social, gerando valor para os dois lados, e não apenas de maneira filantrópica.
Para o desenvolvimento do produto social, 60 colaboradores da companhia e líderes da favela foram convidados para pensarem juntos. Mais de 40 ideias foram apresentadas até chegarem a 12 conceitos finais, que resultaram na barrinha de nuts. A partir daí, o time de Nutrição da Nestlé, junto com equipes de inovação e transformação digital, trabalhou no desenvolvimento nutricional e de embalagem do produto. A arte para a embalagem foi idealizada por 5 jovens talentos da Gerando Falcões.
Carolina Sevciuc, diretora de transformação digital da Nestlé Brasil, informou que o projeto terá um repasse mensal para a GF e espera um impacto inicial começando em um milhão de reais e quanto mais a companhia conseguir vender o produto, maior será a contribuição. O projeto também conta com uma landing page com mais informações sobre seu processo de criação:
*Crédito da imagem do topo: Shutterstock
Compartilhe
Veja também
Quais são as prioridades do marketing B2B para 2025?
Pesquisa "O status do marketing B2B na América Latina em 2025", da Intelligenzia, traça atual status da área na região, bem como focos e desafios para o próximo ano
Criadores de música e audiovisual perderão R$ 116 bi para IA até 2028
Mercado de conteúdos musicais e de audiovisual gerados por IA crescerá exponencialmente em cinco anos, revela pesquisa encomendada pela CISAC