Os 90 anos de história da Foroni
Empresa tem 37 contratos de licenciamento para produtos que fazem parte da ação Volta às Aulas
Empresa tem 37 contratos de licenciamento para produtos que fazem parte da ação Volta às Aulas
Meio & Mensagem
25 de julho de 2014 - 9h06
Sob o comando da terceira geração de herdeiros, a Foroni está prestes a completar 90 anos de atuação. Fundada em 1924 por Primo e Yolanda Foroni, como fabricante de cadernetas e blocos, a companhia passou por diversas transformações. As mais importantes datam da década de 60, quando a primeira máquina de impressão off set chegou à fábrica – que, na década seguinte, iniciou a produção de livros fiscais e, depois, adquiriu a marca de envelopes JB – e dos anos 90, em que linhas de agendas e cadernos foram incluídas no portfólio. Hoje, os cadernos representam praticamente todo o volume de licenciamento da Foroni.
Implementado apenas nos anos 2000, o trabalho de marketing vem ganhando cada vez mais relevância dentro do resultado e do orçamento da companhia. “Só a campanha Volta às Aulas, ainda em fechamento, deverá corresponder a cerca de 2% do faturamento total”, relata a diretora de marketing Marici Foroni.
Com crescimento na casa de dois dígitos, a Foroni prevê diversas ações para o segundo semestre de 2014, com foco maior na coleção de Volta às Aulas, que será apresentada na feira Office Brasil Escolar, em agosto. Pelo stand da empresa, passam de duas a três mil pessoas, ao longo do evento. A marca ainda criou o livro “Foroni 90 anos – Sedes da Copa”, irá realizar um almoço para os funcionários com mais de 15 anos de empresa e uma convenção voltada para o aniversário.
Os cadernos licenciados são o grande diferencial da empresa em um mercado extremamente competitivo, segundo a diretora. “Sempre há linhas diferentes que abordam desejos diversos do consumidor. Temos 37 contratos de licenciamento para o Volta às Aulas. E esse número aumenta ano a ano”, diz Marici. Dentre as empresas licenciadas, estão Disney, Mattel, Warner e Cartoon Network. Nos últimos três anos, o número de produtos voltados ao público infantil teve grande aumento. “Quando promovemos a linha da Galinha Pintadinha foi um estouro de vendas. Isso sem contar as marcas tradicionais, como Barbie, que vendem muito bem”, comenta Marici.
As novidades que chegam ao mercado esse ano são, entre outras, as coleções de PeppaPig, Ferrari e Batman, na versão clássica e em desenho. “Vamos lançar também linhas de alguns desenhos do Cartoon Network, de games do Playstation e até de CandyCrush, que será comercializada a partir de setembro”, revela a diretora de marketing.
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