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Marketing

Saraiva revisa modelo de negócios

Marca investe R$ 10,2 milhões para integrar a rede de livrarias aos negócios da marca no mercado de editoras


14 de novembro de 2013 - 9h22

A Saraiva investiu R$ 10,2 milhões para integrar a rede de livrarias aos negócios da marca no mercado de editoras. Segundo informações do jornal Valor Econômico, o plano é explorar a sinergia entre ambas as áreas, possibilitando que a editora Saraiva disponibilize livros escolares no site da varejista ou ainda imprima livros de autores estreantes antes acessíveis apenas pela web. A internet é outro ponto de atenção da marca, que em 2014 completa cem anos de criação.

Conduzido por Michel Jacques Levy (ex-presidente da Microsoft Brasil), que ocupa o cargo de diretor superintendente da Saraiva desde o fim de outubro, o plano de revisão deve fortalecer a operação na tentativa de recuperar o prejuízo de R$ 22,2 milhões registrado no terceiro trimestre, queda atribuída principalmente ao atraso do MEC para consolidar as licitações de vendas de livros escolares, concluída somente no fim do terceiro trimestre. Já em 2012, os acordos foram fechados em agosto.

O montante de 2013, estimado em R$ 173 milhões, só poderá ser contabilizado no quarto trimestre. Margens apertadas nas vendas de produtos de informática e eletrônicos, além de alterações na tributação do INSS determinaram abalos também no varejo. A rede, hoje com cerca de 90 lojas, apurou perdas de R$ 1,7 milhão entre julho e setembro, ante um lucro de R$ 3,2 milhões registrado um ano antes. Os resultados sinalizam os desafios vivenciados pelo setor, que busca alternativas para se adequar ao mundo digital e ás investidas de gigantes internacionais, como a Amazon

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