Telefônica Sonidos vira Vivo Sonidos
Patrocínios culturais e esportivos têm previsão de crescimento em 2012
Patrocínios culturais e esportivos têm previsão de crescimento em 2012
Roseani Rocha
23 de dezembro de 2011 - 10h42
Organizado pela Divina Comédia, o Telefônica Sonidos, evento musical que recebeu uma versão gratuita no último dia 18, no Parque do Ibirapuera, já tem confirmada a sua edição de 2012. No entanto, por conta da fusão das operações e das marcas das empresas Vivo e Telefônica, é certo que o nome do evento passará a ser “Vivo Sonidos”. Ele acontecerá em agosto, no Jockey Club de São Paulo. Já a programação para o Ibirapuera, segundo Sergio Ajzemberg, presidente da Divina Comédia, ainda está sendo definida.
O show do último fim de semana, reunindo a Banda Imperial (que tem participação da atriz e cantora Thalma de Freitas), o rapper Criolo e a cantora e atriz Emanuelle Araújo, levou 10 mil pessoas ao Ibirapuera. Outras grandes apresentações públicas patrocinadas por empresas foram organizadas no mês de dezembro, como o Trio Tons, patrocinado também pela Telefônica, em Piracicaba, com Paralamas do Sucesso, Maria Rita e Frejat. E em Paulínia, ocorreu o Paulínia Fest. Também lá, se apresentou a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto com Claudio Cruz, spala da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), assistidos por um público de 7.800 pessoas.
Já Camargo Correia e Shopping Jardim Sul patrocinam apresentações mensais no Parque Burle Marx, todo segundo domingo de cada mês. Em 2012, haverá apresentações todos os domingos do mês. E até o dia 06 de janeiro a fonte do Ibirapuera continuará tendo duas sessões musicais por noite (durante a semana o público tem variado entre três e quatro mil pessoas e aos fins de semana, entre sete e oito mil pessoas).
Mercado e perspectivas
Solicitado a fazer uma avaliação da participação das empresas nos patrocínios em 2011, Ajzemberg afirma que os assuntos entretenimento e patrocínio estão muito aquecidos. “Hoje, o patrocínio faz parte do roteiro de comunicação das empresas, é above the line, porque está na pizza de comunicação”, afirma, acrescentando que se trata de uma necessidade e forma como a empresa se apresenta perante a comunidade. A Divina Comédia, particularmente, tem incentivado projetos gratuitos para a população, com ou sem apoio das leis de incentivo. “Oferecer grandes shows, orquestras e tudo mais, é uma forma forte de agregar valor à marca, mostrar quem a empresa é, refletir aspectos da sua missão. Estamos passando para uma quarta geração de comunicação, que não é top of mind, mas top of heart. As empresas precisam tocar o coração dos seus consumidores”, declarou.
A difusão de arte, entretenimento e esporte é uma maneira de as empresas conseguirem ser admiradas. Com isso, claro, ganham também companhias como a Divina Comédia, que gerenciam patrocínios. Ajzemberg espera crescimento de 7% sobre 2010, ressaltando que no ano passado a Copa da África acabou arrefecendo os investimentos em patrocínio por aqui e isso teve reflexos sobre 2011. Já para 2012, diz ter “certeza de crescimento de mais de dois dígitos”.
Quais seriam os motivos do aquecimento? Ele ressalta novamente o fato “importantíssimo” de os patrocínios terem entrado no planejamento estratégico das empresas, há cerca de quatro ou cinco anos, e mais empresas estarem investindo nisso. Antes, comenta, estavam concentrados em Petrobras e Vale e hoje há muito mais anunciantes se movimentando. Ajzemberg garante que os patrocínios estão crescendo mais que a propaganda. Enquanto os investimentos nesta aumentariam entre 7% e 8%, o dos patrocínios cresce entre 12% e 13%. “Nos próximos anos, por conta dos eventos esportivos, Copa do Mundo e Olimpíadas, certamente o crescimento será muito forte”. E o executivo aposta que, a reboque do esporte, arte e entretenimento também terão destaque, uma vez que os países que abrigam grandes eventos esportivos querem aproveitar a ocasião para mostrar sua força cultural. Isso já está sendo feito, segundo ele, em Londres. “Para o ano que vem, lá já tem um monte de atividades artísticas e culturais para receber turistas, firmar o orgulho da nação”, diz. Outra força motriz para os patrocínios em 2012, garante, é a economia criativa, assunto cada vez mais abordado. Para ele, Paulínia (SP) e Paraty (RJ) são duas cidades que refletem muito isso, cidades com alma, não só formada por pessoas de organismos burocráticos, mas que estão realmente vivendo em torno de cinema, literatura e música. Locais em que as pessoas têm orgulho de morar.
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