XP provoca bancos ao promover seus serviços
Em campanha institucional, XP se posiciona como uma solução completa para serviços financeiros e questiona práticas das instituições tradicionais
Em campanha institucional, XP se posiciona como uma solução completa para serviços financeiros e questiona práticas das instituições tradicionais
Taís Farias
24 de outubro de 2022 - 12h22
A XP estreou sua nova campanha institucional, no sábado, 22, e quer mostrar que vai muito além dos investimentos. A ação #EuNãoBanco promove os produtos da XP e questiona serviços e práticas de instituições financeiras tradicionais que, para a companhia, prendem os clientes. Um dos filmes questiona as anuidades de cartões de crédito, enquanto outro, as tarifas bancárias, e também apresenta as alternativas da XP.
https://www.youtube.com/watch?v=9Z3H1x68PlM
A campanha #EuNãoBanco foi criada internamente pela XiP, célula de criação da companhia, e produzida pela Paranoid. Em diferentes formatos, a ação terá inserções na TV paga, rádio, mídia exterior e digital com abrangência nacional. Segundo Lisandro Lopez, chief marketing officer da XP Inc., o projeto vem comunicar a abrangência do portfólio da XP e suas alternativas de banking. O insight criativo para a campanha teria sido a própria troca com os consumidores, que buscam outras opções dentro do segmento.
“Você não precisa de um banco. Você precisa de serviços financeiros a seu favor”, explica Caroline Namora, diretora de marketing da XP, sobre a proposta. Sobre o tom provocativo e a comparação com os bancos, a empresa defende que o objetivo é sempre gerar reflexão no consumidor e transformar o mercado financeiro. “É um pouco do tom da marca. Não somos uma marca soft”, complementa.
Os executivos também reconhecem que falar sobre dinheiro ainda é um tabu para os brasileiros e acreditam que a reflexão seja necessária para o avanço do setor. “Quanto mais informação as pessoas tiverem, melhor será”, aponta o CMO. A agenda trazida pela campanha deve pautar o fim de ano da XP, que quer manter sua relevância em investimentos enquanto reforça sua imagem como oferta completa de serviços financeiros.
Campanha acompanha ampliação do portfólio de serviços financeiros da companhia (Crédito: Divulgação)
No ano passado, pouco antes de completar duas décadas no mercado, a XP investiu em uma mudança de marca. A companhia, que até então assinava XP Investimentos, tirou o Investimentos do nome e passou a se apresentar apenas como XP. O objetivo era claro: reforçar para os consumidores que os produtos e serviços oferecidos pela financeira iam além dos investimentos, sem perder a força já conquistada no segmento. Na época, a companhia havia lançado seu cartão de crédito e planejava uma conta digital e cartão de débito.
Depois de meses em teste, a conta digital para pessoas físicas chegou em junho, acompanhada do cartão de débito e funcionalidades como TED e Pix, saques e portabilidade de salário. A conta funciona dentro do aplicativo da XP, permitindo que os clientes de investimentos façam a gestão de todo o seu dinheiro em uma mesma plataforma. A companhia não divulga quantos clientes ativos a conta tem, atualmente, mas toda a base de 3,6 milhões de usuários do grupo são elegíveis ao serviço.
Aumentando a participação no dia a dia financeiro de seus clientes, cresce a escala dos negócios da XP e suas oportunidades. Nesse período, a companhia também investiu em outras áreas. Assim, em maio, o grupo anunciou o lançamento da Xtage, plataforma própria de negociação de criptomoedas em parceria com a bolsa de valores norte-americana Nasdaq. Já no mês seguinte, foi criado o XP Banco de Atacado, que reúne serviços já prestados pelas empresas do XP Inc. Por fim, em setembro, a mudança foi interna. A companhia promoveu Caroline Namora ao cargo de diretora de marketing. Com passagens por Unibanco e Itaú, a executiva ingressou na empresa em 2019.
Compartilhe
Veja também
Após aquisição da A&EIGHT, Lomadee retoma nome
Empresa de marketing de afiliados adotou SocialSoul há três anos e volta a nomenclatura original com investimento de R$ 6 milhões da nova controladora
Tortuguita: a estratégia da Arcor para se conectar com diferentes gerações
Personagem da fabricante de chocolates ancora as estratégias de marca e comunicação e permite a exploração de collabs e experiências