Marketing

XP provoca bancos ao promover seus serviços

Em campanha institucional, XP se posiciona como uma solução completa para serviços financeiros e questiona práticas das instituições tradicionais

i 24 de outubro de 2022 - 12h22

A XP estreou sua nova campanha institucional, no sábado, 22, e quer mostrar que vai muito além dos investimentos. A ação #EuNãoBanco promove os produtos da XP e questiona serviços e práticas de instituições financeiras tradicionais que, para a companhia, prendem os clientes. Um dos filmes questiona as anuidades de cartões de crédito, enquanto outro, as tarifas bancárias, e também apresenta as alternativas da XP.

https://www.youtube.com/watch?v=9Z3H1x68PlM

A campanha #EuNãoBanco foi criada internamente pela XiP, célula de criação da companhia, e produzida pela Paranoid. Em diferentes formatos, a ação terá inserções na TV paga, rádio, mídia exterior e digital com abrangência nacional. Segundo Lisandro Lopez, chief marketing officer da XP Inc., o projeto vem comunicar a abrangência do portfólio da XP e suas alternativas de banking. O insight criativo para a campanha teria sido a própria troca com os consumidores, que buscam outras opções dentro do segmento.

“Você não precisa de um banco. Você precisa de serviços financeiros a seu favor”, explica Caroline Namora, diretora de marketing da XP, sobre a proposta. Sobre o tom provocativo e a comparação com os bancos, a empresa defende que o objetivo é sempre gerar reflexão no consumidor e transformar o mercado financeiro. “É um pouco do tom da marca. Não somos uma marca soft”, complementa.

Os executivos também reconhecem que falar sobre dinheiro ainda é um tabu para os brasileiros e acreditam que a reflexão seja necessária para o avanço do setor. “Quanto mais informação as pessoas tiverem, melhor será”, aponta o CMO. A agenda trazida pela campanha deve pautar o fim de ano da XP, que quer manter sua relevância em investimentos enquanto reforça sua imagem como oferta completa de serviços financeiros.

XP provoca bancos (Crédito: Divulgação)

Campanha acompanha ampliação do portfólio de serviços financeiros da companhia (Crédito: Divulgação)

Histórico

No ano passado, pouco antes de completar duas décadas no mercado, a XP investiu em uma mudança de marca. A companhia, que até então assinava XP Investimentos, tirou o Investimentos do nome e passou a se apresentar apenas como XP. O objetivo era claro: reforçar para os consumidores que os produtos e serviços oferecidos pela financeira iam além dos investimentos, sem perder a força já conquistada no segmento. Na época, a companhia havia lançado seu cartão de crédito e planejava uma conta digital e cartão de débito.

Depois de meses em teste, a conta digital para pessoas físicas chegou em junho, acompanhada do cartão de débito e funcionalidades como TED e Pix, saques e portabilidade de salário. A conta funciona dentro do aplicativo da XP, permitindo que os clientes de investimentos façam a gestão de todo o seu dinheiro em uma mesma plataforma. A companhia não divulga quantos clientes ativos a conta tem, atualmente, mas toda a base de 3,6 milhões de usuários do grupo são elegíveis ao serviço.

Aumentando a participação no dia a dia financeiro de seus clientes, cresce a escala dos negócios da XP e suas oportunidades. Nesse período, a companhia também investiu em outras áreas. Assim, em maio, o grupo anunciou o lançamento da Xtage, plataforma própria de negociação de criptomoedas em parceria com a bolsa de valores norte-americana Nasdaq. Já no mês seguinte, foi criado o XP Banco de Atacado, que reúne serviços já prestados pelas empresas do XP Inc. Por fim, em setembro, a mudança foi interna. A companhia promoveu Caroline Namora ao cargo de diretora de marketing. Com passagens por Unibanco e Itaú, a executiva ingressou na empresa em 2019.