Movimento quer reverter apagamento indígena nas IAs

Buscar

Movimento quer reverter apagamento indígena nas IAs

Buscar
Publicidade

Mídia

Movimento quer reverter apagamento indígena nas IAs

Iniciativa da Scientia Consultoria e agência One verificou que ferramentas de inteligência artificial não reconhecem os povos originários brasileiros e querem mudar esse cenário


7 de julho de 2023 - 16h30

apagamento indígena

Passo a passo para participar está disponível na plataforma (Crédito: Reprodução)

A Scientia Consultoria, empresa especializada em pesquisas de patrimônio cultural e a agência One, do Grupo Publicis, estão lançando a o movimento #AiApagamentoIndigena que convida artistas brasileiros a alimentarem as ferramentas de inteligência artificial com representações das etnias indígenas locais.

O movimento surgiu a partir de uma análise que verificou que o Midjourney, IA generativa baseada em imagens, não reconhece os povos originários brasileiros. Isso acontece porque não há acervo digital suficiente para os softwares identifiquem os rostos e suas etnias.

Para mudar esse cenário a iniciativa, convidou artistas brasileiros – incluindo artistas indígenas – para ilustrarem as diversas etnias presentes como Guaraní Kaiowá, Xetá, Tupiniquim, Yanomami e outras. A agência, por sua vez, vai alimentar as ferramentas com o resultado do trabalho. Passo a Passo para participar está disponível na plataforma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também