Novo tempos: as estratégias de conteúdo e negócios da Trace Brasil
Com 20 anos de história, empresa anuncia o publicitário Bruno Batista como CEO no Brasil e nova sede em Salvador
Novo tempos: as estratégias de conteúdo e negócios da Trace Brasil
BuscarNovo tempos: as estratégias de conteúdo e negócios da Trace Brasil
BuscarCom 20 anos de história, empresa anuncia o publicitário Bruno Batista como CEO no Brasil e nova sede em Salvador
Caio Fulgêncio
3 de julho de 2023 - 10h45
A Trace – companhia global multiplataforma de mídia e entretenimento especializada em cultura afro urbana – anunciou mudanças estruturais no Brasil. Uma delas diz respeito à presidência no País. Assim, o publicitário Bruno Batista – que, até então, gerenciava operação e marketing – assumiu o cargo de CEO. Além disso, localmente, a empresa mudou a sede para Salvador (BA).
Batista conta que se aproximou da Trace em 2022, como prestador de serviços na área de negócios. Em fevereiro deste ano, assumiu o cargo de chief marketing officer (CMO). Logo em seguida, em março, também incorporou a função de chief operations officer (COO).
Juntamente com a nova presidência, outros postos de liderança ainda devem ser anunciados nas próximas semanas. “Estamos no processo de restruturação das lideranças da empresa, entendendo perfis e pensando em pessoas novas que serão agregadas. Muito provavelmente, teremos lideranças baianas também”, diz.
Outra mudança é que a companhia – que, até então, assinava Trace Brazuca – passa a adotar o nome Trace Brasil, para demonstrar o olhar mais intenso para produção e audiência locais. Segundo o CEO, os esforços se voltam para o fortalecimento da marca enquanto plataforma, com iniciativas que vão além da programação televisiva.
O lançamento oficial da nova fase ocorreu no domingo, 2, com a transmissão das festividades em alusão aos 200 anos do Dia da Independência da Bahia. Em parceria com a TV Aratu, afiliada do SBT, a Trace exibiu o show de Baiana System no Brasil, Angola e Moçambique.
A realização e cobertura de eventos, inclusive, é uma frente de trabalho que, conforme Batista, será intensificada. A Trace Fest, festa assinada pela companhia em outros países, terá a primeira edição brasileira também na cidade de Salvador neste ano, anunciou o CEO.
Batista acrescenta que a mudança para Salvador é um dos pilares da nova estratégia. “A cidade tem 86% de população preta. Não se trata de trabalhar somente no mercado local, muito pelo contrário. Queremos, a partir de Salvador, mostrar a potência que a cidade, o povo preto e a cultura afro têm”, revela.
Nesse contexto, a empresa assume um papel de prestação de serviços e de ser motor de visibilidade para novos profissionais e iniciativas. Em busca de novos parceiros, o CEO comenta que essa visão representa também novas oportunidades para anunciantes, em investimentos voltados ao entretenimento especializado. Neste ano, a Trace global completa 20 anos de fundação.
“O nosso papel agora é conseguir levar essa mensagem para que marcas entendam a grandiosidade disso e ajudem a nossa plataforma de cultura a servir à sociedade. Podemos fazer essa ponte entre empresas e uma audiência que sabe o que quer, com capacidade de internacionalização do conteúdo”, ressalta. A Trace tem quase 30 canais, alcançando países da África, Europa, além do continente americano.
A nova programação também está em construção, afirma Batista. No entanto, três novos programas – produzidos na capital baiana – entrarão na grade a partir de agosto. Um deles é o Mvúka, voltado para mostrar os bastidores de shows, festas e outros eventos, com entrevistas com pessoas não famosas.
O Bonde Nobre, com a relações públicas e stylist Van Nobre, vai focar, entre outras coisas, em promover papos descontraídos em eventos de cinema, moda e música. Já o reality Novas Vozes – com apresentadores como João Pedrosa e Xan Ravelli – vai buscar e selecionar os novos VJs da Trace.
O Trace Trends, programa feito em parceria com o Globoplay, exibiu na semana passada o último episódio da 5ª temporada, finalizando o contrato com o streaming da Globo. Os episódios seguem disponíveis, mas a atração será descontinuada. Porém, um novo programa está sendo formatado e deve ser lançado também neste ano.
Ainda conforme Batista, globalmente, a companhia lançará o Trace+, plataforma de vídeo sob demanda (VOD), ainda em 2023 e a previsão é que o serviço chegue ao Brasil até 2025. “Vamos direcionar tudo para o VOD, que é uma forma mais fácil das pessoas consumirem o conteúdo”, explica.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King