Audiência cai, mas Super Bowl mantém força na TV americana
Dados prévios da Nielsen mostram que evento alcançou 103,4 milhões de pessoas - 7 milhões a menos do que o Super Bowl do ano passado

Vitória do Philadelphia Eagles atraiu 103,4 milhões de pessoas para a TV nos Estados Unidos (Crédito: Reprodução/facebook.com/philadelphiaeagles)
A impressionante vitória do Philadelphia Eagles, o show do Justin Timberlake e toda a movimentação dentro e fora de Minneapolis fizeram da edição LII do Super Bowl mais uma etapa marcante das finais da NFL. Em termos de audiência televisiva, no entanto, o evento de 2018 registrou o pior desempenho de audiência dos últimos anos. O público que acompanhou o evento pela TV, nos Estados Unidos, foi o menor desde 2009.

Touchdown dos anunciantes
Nos últimos cinco anos, esta foi a primeira vez que o maior importante evento esportivo dos Estados Unidos não superou a marca de 111 milhões de espectadores. Em termos de share, a NBC calcula que, de todas os televisores ligados nos Estados Unidos na noite de domingo, 4, cerca de 68% estavam sintonizados na NFL.
Apesar da queda, a força do evento como produto televisivo continua incontestável. Dos dez eventos mais assistidos da história da TV norte-americana, nove são a final da NFL. A edição e 2018, inclusive, já figura na décima posição entre os programas mais vistos da TV na história do país. O único intruso fora do Super Bowl a figurar na lista das dez maiores audiências da TV é o seriado M.A.S.H, cujo último episódio, exibido em 1983, atraiu mais de 106 milhões de pessoas para a frente da telinha.
Esse dado de audiência ainda pode aumenta quando forem contabilizadas as pessoas que acompanharam o Super Bowl por outros devices. A NBC estima que, com as transmissões feitas em seu site e suas plataformas mobile, além do aplicativo NFL mobile, a audiência deste ano supera a marca de 106 milhões de pessoas. A rede de televisão aguarda a apuração dos dados para apresentar os resultados finais.Com informações do Advertising Age