Autoestima: a tendência por trás da moda do Esquadrão
Discutindo não só moda, como também bem-estar e consumo consciente, programa do SBT completa dez anos
Autoestima: a tendência por trás da moda do Esquadrão
BuscarAutoestima: a tendência por trás da moda do Esquadrão
BuscarDiscutindo não só moda, como também bem-estar e consumo consciente, programa do SBT completa dez anos
Bárbara Sacchitiello
29 de março de 2019 - 6h00
Há dez anos, o SBT exibe semanalmente um roteiro que já virou clássico: uma mulher que não costuma fazer as melhores escolhas para se vestir recebe a ajuda de profissionais especializados em moda para compor seu estilo de forma mais genuína e elegante. O que à primeira vista pode ser uma preocupação superficial acabou encontrando sinergia nos debates sobre autoestima, valorização e representatividade feminina, que nos últimos anos passaram a ser tratados pela sociedade de forma mais incisiva.
Essa combinação do momento social com a temática acabou sendo responsável pela longevidade do Esquadrão da Moda, atração que completou 10 anos na tela do SBT nesta semana. Apresentado por Isabella Fiorentino e Arlindo Grund – e com a participação do cabeleireiro Rodrigo Cintra e da maquiadora Vanessa Rozan – o programa transformou, ao longo desse tempo, o visual de mais de 400 mulheres. Os feitos, no entanto, estão mais aprofundados do que a transformação na aparência, segundo o diretor da atração.
“O Esquadrão não é só sobre moda. Abordamos questões que estão justamente nessa pauta de atualidades, como reciclagem de materiais, consumo consciente, saúde e bem-estar. Abordamos a questão da adequação das vestimentas no ambiente profissional e muitos outros assuntos que acabam impactando na autoestima da mulher moderna, sempre de uma maneira leve, porém sem rodeios”, analisa Johnny Martins, diretor do Esquadrão da Moda.Versão brasileira do formato “What not to Wear”, da BBC Studios, o programa é sempre exibido nas noites de sábado. Atualmente, a emissora veicula os episódios da 10ª temporada. Manter o interesse do espectador após dez anos é possível, na opinião do diretor, com a busca de participantes que tenham perfis diversos e interessantes. “Procuramos sempre caprichar no casting das participantes. Buscamos mulheres que tenham histórias interessantes, com profissões diferentes, com perfis socioeconômicos distintos. Não fazemos assistencialismo”, pondera.
Além do SBT, a atração também é exibida semanalmente do Discovery Home & Health. Outra janela que o diretor considera fundamental para a vitalidade da atração é a internet. No YouTube, onde são publicados os vídeos dos episódios desde 2015, o canal do Esquadrão da Moda já ultrapassou a marca dos 459 mil inscritos e das 106 milhões de visualizações, segundo o SBT. Segundo Martins, há uma preocupação em produzir conteúdo específico para as mídias digitais, para contemplar uma outra parcela da audiência. “Temos quadros e segmentos específicos com Arlindo e Isabella, endereçando questões sobre moda e beleza e respondendo a perguntas dos nossos seguidores”, conta o diretor.
Para os próximos, o SBT descarta fazer inovações na atração. O Esquadrão é um programa muito honesto, porém formatos são formatos e já mexemos basicamente no que havia para ser mexido. Queremos continuar entregando um programa leve e com bandeiras positivas para a família brasileira no sábado à noite”, resume o diretor.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix