Assinar

Clarín compra metade da Nextel Argentina

Buscar

Clarín compra metade da Nextel Argentina

Buscar
Publicidade
Mídia

Clarín compra metade da Nextel Argentina

Empresa americana já vendeu operações no Chile, Peru e México; recursos levantados na Argentina serão investidos no Brasil


15 de setembro de 2015 - 10h00

Após anos de disputas com o governo na área de mídia, que levou o Grupo Clarín a se desfazer de grande parte de seus negócios na área de TV, o maior grupo de comunicação da Argentina decidiu investir no setor de telecomunicação móvel. O Clarín anunciou, nesta segunda-feira, 14, a compra de 49% do capital da Nextel Argentina por US$ 165 milhões e uma opção de compra dos 51% restantes do capital.

Com o negócio, a empresa de mídia assume parte relevante da terceira maior empresa de telecomunicações do país vizinho, com 3% de mercado. A Nextel Argentina, presente no país desde 1998, continua sob o controle da NII Holdings. O acordo foi feito nos Estados Unidos onde a holding da Nextel acaba de concluir seu processo de recuperação judicial. A empresa já vendeu suas operações no Chile, Peru e México e vai focar sua atuação em mercados prioritários como o Brasil. Os recursos captados com a venda das operações na Argentina serão utilizados para alavancar as operações da empresa no Brasil.

Em comunicado, o Grupo Clarín ressaltou que o negócio sinaliza a estratégia da empresa de reforçar sua liderança na área de comunicação. “Essa iniciativa é emblemática dentro de nosso foco de preservar a competitividade nos campos das comunicações e desenvolver oferta de serviços na distribuição de conteúdo”

Analistas argentinos apontam que o Clarín pode enfrentar dificuldades regulatórias já que o negócio pode configurar excesso de controle por parte do grupo. A empresa, porém, se defende alegando que o negócio está em conformidade com as leis de telecomunicações da Argentina.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também