Clarín compra metade da Nextel Argentina
Empresa americana já vendeu operações no Chile, Peru e México; recursos levantados na Argentina serão investidos no Brasil
Empresa americana já vendeu operações no Chile, Peru e México; recursos levantados na Argentina serão investidos no Brasil
Meio & Mensagem
15 de setembro de 2015 - 10h00
Após anos de disputas com o governo na área de mídia, que levou o Grupo Clarín a se desfazer de grande parte de seus negócios na área de TV, o maior grupo de comunicação da Argentina decidiu investir no setor de telecomunicação móvel. O Clarín anunciou, nesta segunda-feira, 14, a compra de 49% do capital da Nextel Argentina por US$ 165 milhões e uma opção de compra dos 51% restantes do capital.
Com o negócio, a empresa de mídia assume parte relevante da terceira maior empresa de telecomunicações do país vizinho, com 3% de mercado. A Nextel Argentina, presente no país desde 1998, continua sob o controle da NII Holdings. O acordo foi feito nos Estados Unidos onde a holding da Nextel acaba de concluir seu processo de recuperação judicial. A empresa já vendeu suas operações no Chile, Peru e México e vai focar sua atuação em mercados prioritários como o Brasil. Os recursos captados com a venda das operações na Argentina serão utilizados para alavancar as operações da empresa no Brasil.
Em comunicado, o Grupo Clarín ressaltou que o negócio sinaliza a estratégia da empresa de reforçar sua liderança na área de comunicação. “Essa iniciativa é emblemática dentro de nosso foco de preservar a competitividade nos campos das comunicações e desenvolver oferta de serviços na distribuição de conteúdo”
Analistas argentinos apontam que o Clarín pode enfrentar dificuldades regulatórias já que o negócio pode configurar excesso de controle por parte do grupo. A empresa, porém, se defende alegando que o negócio está em conformidade com as leis de telecomunicações da Argentina.
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo