Com ativações, Disney comemora o 80 anos do personagem Zé Carioca
Além da publicação de novas histórias, as comemorações incluem o lançamento de música e de coleções de roupas e acessórios
Com ativações, Disney comemora o 80 anos do personagem Zé Carioca
BuscarCom ativações, Disney comemora o 80 anos do personagem Zé Carioca
BuscarAlém da publicação de novas histórias, as comemorações incluem o lançamento de música e de coleções de roupas e acessórios
Criado por Walt Disney durante uma viagem ao Rio de Janeiro e, oficialmente, lançado em 24 de agosto de 1942, Zé Carioca completa nesta quarta-feira, 24, seu aniversário de 80 anos de existência nas histórias infantis da The Walt Disney Company. Para comemorar a “vida” do personagem brasileiro, a empresa anunciou uma série de ações e ativações durante os próximos 12 meses.
Parte das comemorações, a Disney publicou novas histórias em quadrinhos, como o livro “O essencial do Zé Carioca: celebrando os 80 anos de sua estreia”, já disponível no mercado, e “Zé Carioca conta a história do Brasil”, do escritor Eduardo Bueno, que deve sair em outubro. Além disso, no início do próximo mês, a música “Os Zés do Brasil”, de Leandro Lehart e cantada por Xande de Pilares, deve ser divulgada, com direito a videoclipe.
Ainda segundo a Disney, coleções temáticas licenciadas de roupas, pelúcias, instrumentos musicais e acessórios para celular serão vendidas em parceria com diversas marcas, como Água de Coco, Renner, Farm, Pernambucanas, Havaianas, Vivara, Fun, PHX e Go Case. Filtros, stickers e conteúdos especiais vão ser disponibilizados nas redes sociais da companhia.
Em novembro, além das edições mensais da Editora Culturama, responsável pelos quadrinhos de Zé Carioca, uma nova história será publicada, com o título “Um jovem chamado Zé”, no Grande Almanaque Disney. Uma programação especial com o canal ESPN em comemoração ao papagaio brasileiro deve ser divulgada em breve.
Com inspiração no povo brasileiro, Zé Carioca é alegre, criativo, hospitaleiro e batalhador. A estreia dele ocorreu na exibição mundial do filme Alô Amigos, de 1942. Na história, o personagem recebia Pato Donald durante viagem ao Brasil e o acompanhava pela América Latina.
Mesmo voltado às telas nos longas Você já foi à Bahia (1944) e Tempo de Melodia (1948), o sucesso do papagaio carioca veio mesmo nos quadrinhos, em que aparecia vivendo nos morros, comendo feijoada e jogando futebol, além de visitar outras regiões do País.
Os quadrinhos de Zé Carioca começaram a ser publicados no Brasil na revista O Globo Juvenil, em 1943, e, mais tarde, passaram sair pela Editora Abril. Com a popularidade, a partir de janeiro 1961, a Abril passou a publicar as histórias em todas as edições ímpares de “O Pato Donald”. Foram mais de 2 mil histórias e gags. Desde 2020, os HGs são assinados pela Editora Culturama.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King