Assinar

Estudo aponta protagonismo de marcas no Instagram

Buscar

Estudo aponta protagonismo de marcas no Instagram

Buscar
Publicidade
Mídia

Estudo aponta protagonismo de marcas no Instagram

Pesquisa realizada pela Faap em parceria com Socialbakers aponta crescimento médio de 140 mil seguidores nos perfis de maior interação da plataforma


7 de novembro de 2018 - 6h00

Crédito: bigtunaonline/iStock

No último trimestre, o destaque na movimentação das redes sociais foi o aumento de seguidores nos perfis de marcas no Instagram. Esse é o resultado do estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), realizada pela Faap em parceria com a Socialbakers.

Segundo o levantamento, nos meses de julho, agosto e setembro, a média de crescimento no número de seguidores no Instagram, dentro dos perfis das marcas monitoradas, foi cerca de 140 mil. No trimestre anterior, o valor médio foi de 99 mil novos seguidores. A iniciativa mede as atividades dos cem perfis de negócios com maior interação nas plataformas digitais brasileiras.

Parte dessa movimentação se deve à aderência massiva de adolescentes à plataforma. “Nos últimos anos, o público jovem, principalmente de 18 a 24 anos, passou a valorizar as redes de nicho como o Instagram ou as redes privadas como o WhatsApp”, afirmou em comunicado à imprensa Adriano Cerullo, um dos pesquisadores do Núcleo de Inovação em Mídias Digitais da Faap.

As marcas têm feito, em média, 22 publicações por semana no Instagram, o mesmo número indicado no relatório do trimestre anterior. Na plataforma, as postagens com melhor performance para as marcas são as que usam a ferramenta “carrossel”. Já em perfis de celebridades, também avaliados no estudo, as postagens com apenas uma imagem são as que geraram mais “likes” dos usuários.

Já no Facebook, que se mantém a rede com mais seguidores, o estudo viu uma diminuição no ritmo de crescimento. No segmento “Marcas/Institucional”, o aumento médio de fãs caiu de 83.325 nos trimestre encerrado em junho, para apenas 50.505, entre julho, agosto e setembro. Entretanto, a maior desaceleração se deu entre os perfis de “Mídia”. Nesse segmento, o crescimento médio de 21.621 fãs verificado no segundo trimestre deste ano caiu para 6.270 no terceiro período analisado.

No Twitter, também houve uma queda na velocidade do crescimento de seguidores em perfis de marcas. Há, ainda, uma redução dessas empresas na média de publicações por dia.

O estudo completo pode ser visto no site www.faap.br/ms360faap.

 

*Crédito da imagem no topo: ViewApart/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Play9 terá projeto de Carnaval com 2 mil influenciadores em 2025

    Play9 terá projeto de Carnaval com 2 mil influenciadores em 2025

    Produtora quer reunir nano, micro e pequenos influencers em projetos de distribuição de conteúdo que mostre a diversidade da folia pelo Brasil

  • O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul