Fabricantes de câmeras buscam identificar imagens geradas por IA
Nikon, Sony e Canon se unem no desenvolvimento de tecnologia capaz de incorporar assinaturas digitais em imagens para distingui-las de fotografias falsas
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Meio & Mensagem
2 de janeiro de 2024 - 12h09
Com a sofisticação das ferramentas de inteligência artificial (IA), fabricantes de câmeras fotográficas estão trabalhando para combater imagens falsas.
As empresas Nikon, Sony Group e Canon estão atuando em conjunto no desenvolvimento de uma tecnologia que insere assinaturas digitais em imagens. As informações são do portal Nikkei Asia.
A ferramenta Verify fornecerá serviço de verificação gratuito. A identificação da assinatura digital contém data, local e outras credenciais sobre a imagem em questão. Caso uma foto tenha sido criada por IA ou até mesmo modificada, a plataforma a identificará como “sem credenciais de conteúdo”.
As companhias lançaram a tecnologia ao lado de parceiros de peso. Entre eles uma aliança de organizações de notícias globais e empresas de tecnologia.
Além disso, as corporações se organizam para oferecer recursos individualmente em seus recursos. Segundo o portal, a Nikon planeja oferecer câmeras mirrorless já com a tecnologia de autenticação para fotojornalistas e outros profissionais.
Ao mesmo tempo, a Sony deverá apresentar ainda esse ano uma tecnologia que incorpora a assinatura digital em três de suas câmeras por meio de uma atualização de firmware. A ferramenta foi testada ao lado da Associated Press em outubro e pode fornecer informações sobre a imagem no momento em que um fotógrafo a enviar à agência de notícias. Ademais, estuda tornar a solução compatível com vídeos.
Os movimentos acontecem à medida que surgem imagens geradas por IA cada vez mais difíceis de serem distinguidas entre reais ou fakes. Foi o caso da foto do Papa Francisco vestindo uma jaqueta da Balenciaga e outras imagens do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo preso. O mesmo tem acontecido com os vídeos de deepfake, uma das principais preocupações de órgãos reguladores atualmente.
Big techs também estão na corrida. A Meta anunciou que, a partir deste ano, conteúdos publicitários gerados digitalmente ou por inteligência artificial (IA) deverão ter sinalização no Facebook e Instagram. Já o Google apresentou em agosto uma ferramenta de marca d’água para identificar as fotos em questão.
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