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Movimento LED visa unir marcas, talentos e estabelecer metas

Manuel Falcão, diretor de marca e comunicação da Globo, detalha novo formato do Especial LED, novidades relativas ao Festival e planos para o futuro do movimento


26 de abril de 2023 - 8h03

Propositalmente na semana do Dia da Educação, celebrado na sexta-feira, 28, a Globo exibe nesta quarta-feira, 26, a segunda edição do Especial LED. O programa é uma competição entre nove projetos finalistas do Prêmio LED por R$ 1,2 milhão. Esse valor será dividido entre seis vencedores.

Talentos da Globo participam do juri do Especial LED 2023 junto com especialistas em educação (Crédito: Divulgação/Globo)

Talentos da Globo participam do juri do Especial LED 2023 junto com especialistas em educação (Crédito: Divulgação/Globo)

Em 2022, o programa exibiu viagens aos locais de origem dos projetos vencedores. Os vencedores e finalistas se tornaram Embaixadores do LED. Por sua vez, a edição deste ano do Especial será uma competição que mistura o modelo dos programas The Voice e Shark Tank, descreve Manuel Falcão, diretor de marca e comunicação da Globo.

“O primeiro programa fizemos com a coragem de entender que não tínhamos formatos definidos. O intuito é que ele se renove, não seja o mesmo. A forma de aprender se renova sempre. Ninguém consegue aprender e pronto. É algo dinâmico, aberto e em que todos podem ser protagonistas nos seus momentos diferentes, assim como o programa”, diz.

União de projetos e talentos

Talentos da Globo são padrinhos das iniciativas e as defenderão em frente a um júri de especialistas em educação formado por Wesla Monteiro e Katia Smole e figuras públicas, como Marcelo Adnet, Pedro Bial, Taís Araújo e Konrad Dantas.

A Globo decidiu trazer os talentos como parte do programa para também dar um toque de entretenimento. “Educar e aprender não pode ser chato. Esse ano vai ser emocionante e divertido”, coloca Falcão. Fazem parte do grupo de talentos: Dira Paes, Tukumã Pataxó, Aline Midlej, Jeniffer Nascimento, Ícaro Silva, Maju Coutinho, Tiago Abravanel, Fabiana Karla, Alex Escobar e Fernanda Paes Leme.

Os projetos finalistas são: Educar Nestante; Rebbú; Instituto Recomeça; Educação Antirracista; Distante Sim, Desconectado Não; Práticas de campo: sonhos e possibilidades; Células Motivadoras; Salvaguarda; e Jovens Líderes pela Paz. Eles se encaixam nas categorias Empreendedor/ Organização Social, Educadores e Estudantes. O executivo adianta o intuito de aumentar o valor do prêmio para dar mais assistência ao ecossistema educacional do País.

Para o futuro, Manuel Falcão anuncia que a empresa terá metas mais estruturadas de crescimento do projeto. “Agora entramos no lugar de planejar metas e ter KPIs mais claros e evidentes. A primeira meta era implementação e esse ano tivemos meta de ampliar o número de inscritos. Ano que vem pensamos em olhar em todos os lugares e região, aumentar o dinheiro, etc. Agora vamos conseguir sentar e entender melhor o desafio do projeto”, coloca.

Festival LED 2023

A segunda edição do Festival LED — evento que ocorre durante dois dias de julho no Rio de Janeiro e reúne palestras sobre educação com especialistas, educadores, estudantes e talentos da casa, pitchs, shows e exposições — terá programação maior.

Marcas do grupo, como Multishow, Gloob e Globopay nomearão mesas e haverá transmissão simultânea dos debates. Haverá mais espaço para entretenimento para famílias. Falcão considera levar o festival para novas localidades.

A edição também conta com mais patrocinadores: Claro, Estácio e da Fundação Bradesco. São empresas com as quais a Globo já mantinha parceria. As duas últimas são endêmicas à categoria. Já a Claro representa a conectividade e tecnologia adicionadas aos processos educativos, além de ser produtora de conteúdo, descreve Falcão. O executivo diz que ainda há espaço para marcas participarem do festival em ativações. A empresa espera parcerias de longo prazo para o Movimento.

O papel das marcas na educação

Manuel Falcão acredita que as marcas são importantes para o avanço do debate e soluções práticas relativas à educação na sociedade. “Todo brasileiro e marca brasileira tem esse compromisso e em todo evento isso fica claro. Já viajei com pessoas do mercado para conhecer o ecossistema de inovação em Singapura e que me ajudaram no LED. Esse compromisso é de todos. Houve tempo em que pensamos que haveria um ou dois protagonistas ligados à educação, mas é um movimento de rede. As fundações podem trabalhar com outra. Arrisco dizer que poderíamos tirar a sobreposição de marca nos patrocínios porque todas as marcas estão para um mesmo propósito”, afirma.

Os braços do Movimento LED

O Especial LED faz parte do Movimento LED – Luz na Educação, criado pela Globo junto à Fundação Roberto Marinho para reconhecer iniciativas inovadoras no setor de educação. Antes da consagração dos vencedores, é lançado o Desafio LED, que é a seleção dos finalistas, feita pela Globo e a Mastertech, escola de pensamento digital, ágil, lógico e humano.

O Movimento LED também mantém uma comunidade para aprofundar conversas sobre o tema, um conselho consultivo formado por organizações, e o Festival LED.

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