Getty Images: evolução na representação das mulheres
De 2009 para cá, as imagens mais compradas no iStock com o termo de pesquisa "mulheres" mudou de seminuas e aparência bonita para líderes de negócios
Getty Images: evolução na representação das mulheres
BuscarGetty Images: evolução na representação das mulheres
BuscarDe 2009 para cá, as imagens mais compradas no iStock com o termo de pesquisa "mulheres" mudou de seminuas e aparência bonita para líderes de negócios
Amanda Schnaider
8 de março de 2021 - 6h00
O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta segunda-feira, 8, e, apesar delas ainda não serem representadas da forma correta na mídia e na publicidade, este é um ano para celebrar uma evolução. Segundo o histórico de imagens mais compradas no iStock, banco de imagens da Getty Images, desde 2009 até o momento houve um salto positivo nessa representação. “Ao longo desse tempo, vimos a maneira como as mulheres são retratadas visualmente evoluir significativamente”, afirma Renata Simões, gerente sênior de conteúdo criativo da iStock na América Latina.
O levantamento mostra que em 2009, as imagens mais baixadas globalmente da iStock com o termo de pesquisa “mulheres” refletiam uma ideia restrita de mulheres seminuas e de aparência bonita, em uma pose passiva. Cinco anos depois, a história avançou um pouco para uma mulher caucasiana totalmente vestida, viajando sozinha. Ao longo dos anos, as imagens mais vendidas evoluíram para uma visualização mais atraente das mulheres e, atualmente, mostram mulheres liderando reuniões de negócios, profissionais com excelência em engenharia e ciência, bem como atletas do sexo feminino.
Em 2019, a principal imagem na iStock global era uma mulher negra africana confiante, liderando uma reunião de negócios, algo inédito até então. Já em 2020, a imagem da iStock mais vendida mostra que as mulheres agora são vistas como verdadeiras colaboradoras e tomadoras de decisões em um ambiente de negócios, com foco menos em sua beleza e mais em fazer parte de uma equipe.
Durante 2019, as imagens mais vendidas no Getty Images mostraram uma gama diversificada de mulheres, trabalhando e realizando atividades por conta própria. Da mesma forma, durante esse tempo, os principais vendedores ilustraram mulheres idosas chegando à linha de frente, apresentando uma visão mais positiva e visão renovada sobre o envelhecimento, vivendo estilos de vida plenos e vibrantes com seus amigos, sendo saudáveis e confiantes na velhice.
Ainda, segundo o levantamento, até o momento tem havido um aumento na visualização de mulheres cuidando da saúde física, assim como as mulheres nos negócios, porém cada vez mais em grupos menores e em diferentes locais de trabalho ou trabalhando em casa, tendência que continua forte até hoje. Buscas recentes na iStock, mesmo em meio à pandemia revelam que as pesquisas de imagens em torno de mulheres como membros e colaboradores do local de trabalho continuam a aumentar, com “Mulher de negócios” aumentando em 245%, “cooperação” aumentando 525% e “trabalho em equipe” crescendo em 354%.
O relatório também revela que diversos estilos de vida, culturas, estilos, idades, etnias e formas corporais estão se tornando mais bem representados na publicidade e nas comunicações comerciais. No início de 2020, a iStock lançou seu estudo global Visual GPS, que revelou que 84% dos consumidores na Ásia-Pacífico disseram que não é suficiente ter pessoas de várias etnias, origens e aparências na publicidade, mas que esperam que as empresas façam melhor trabalho em capturar os verdadeiros estilos de vida e culturas das pessoas.
“De acordo com o Visual GPS, uma iniciativa de pesquisa interna da iStock, quase um em cada dois consumidoras esperam que uma empresa demonstre um compromisso consistente com a inclusão e a diversidade em sua publicidade e comunicações. Além disso, quase oito em cada dez mulheres globalmente concordam que é importante para elas comprar de empresas que celebram a diversidade de todos os tipos”, pontua Renata.
Além disso, outro insight do relatório revelou que as mulheres no Sudeste Asiático responderam duas vezes mais às imagens de mulheres “reais” com formas corporais “reais” que eram confiantes, e as duas principais imagens selecionadas eram de mulheres em um ambiente de negócios.
“Mulheres querem ver outras mulheres reais, como elas, na mídia e na publicidade. É revigorante ver que marcas e empresas agora estão reconhecendo que podem alcançar e se conectar melhor com os consumidores ao escolherem recursos visuais que refletem autenticamente a diversidade do mundo ao nosso redor”, completa a gerente.
Nos últimos anos, a iStock vem se empenhando para retratar tanto mulheres, como outros grupos de pessoas tracionalmente não representados, forma autêntica na mídia e na publicidade. “Fizemos parceria com marcas como Dove, Muslim Girl e Lean In para criar coleções de conteúdo visual que mostram mulheres de todos os tipos de corpo, idades, religiões e etnias”, reforça Renata.
**Crédito da imagem no topo: Novendi Dian Prasetya/iStock
Compartilhe
Veja também
Netflix dará prêmio de R$ 1 milhão em desafio de Round 6 em São Paulo
No próximo sábado, 14, plataforma de streaming promove o Round 6K, com provas e desafios no Parque Villa-Lobos, em São Paulo
Maioria dos consumidores rejeita publicidade no streaming, diz pesquisa
Estudo realizado pela Hibou aponta, ainda, que 64% do público admite já ter deixado de assinar algum serviço de conteúdo