Google anuncia fim de seu RSS Reader
A multinacional justificou sua decisão no número decrescente de usuários e marcou o enterro para 1º de julho
A multinacional justificou sua decisão no número decrescente de usuários e marcou o enterro para 1º de julho
Meio & Mensagem
14 de abril de 2013 - 12h28
O Google anunciou nessa quarta 13 que vai encerrar em 1º de julho o Google Reader, um dos mais populares agregadores RSS da internet. Segundo a empresa, o uso do serviço tem caído e a decisão faz parte da “faxina de primavera”, que visa concentrar as forças da empresa nas tecnologias com maior potencial.
Entre outras eutanásias, o Google anunciou o encerramento do API do CalDAV, o fim do atendimento ao Google Voice para BlackBerry, e o cancelamento das vendas do app Snapseed para desktop. Quanto ao Reader – ainda considerado por muitos internautas o melhor agregador de sua geração – o Google permetirá a exportação de dados e assinaturas para outros serviços.
Segundo nota do Mashable, os RSS como um todo caíram nos últimos anos graças ao Twitter e aplicativos como Flipboard, Pulse e o próprio Current, do Google, que agrega notícias conforme filtros customizados e as edita num formato amigável, similar a uma revista. Por outro lado, pessoas que seguem muitos sites e blogs ainda consideram os serviços de RSS úteis.
Apesar de surpreendente, a morte do Reader teve indícios quando ele foi integrado ao Google+ em 2011 e perdeu diversas ferramentas, com o compartilhamento de conteúdo com outros usuários do serviço. À época, mais de 10 mil usuários fizeram um abaixo-assinado pedindo uma revisão das mudanças, o que não ocorreu.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King