JCDecaux assina contrato com GruAirport
Multinacional francesa conquista direito de explorar mídia no maior hub aeroportuário da América do Sul, localizado na Grande São Paulo
Uma semana depois de anunciar a conquista do contrato das linhas 1, 2 e 3 do metrô paulistano, a JCDecaux assina contrato com o GruAirport — Aeroporto Internacional de São Paulo –, para operação de toda mídia do complexo por dez anos. A operação já tem início nessa terça-feira, 11 de julho, e como a maior parte acionária da empresa é privada, não foi revelado o valor do negócio.

Monica Lamas, diretora comercial do GruAirport, com Ana Celia Biondi Rodriguez, diretora geral da JCDecaux Brasil (Crédito: Divulgação)
O aeroporto, localizado na cidade de Guarulhos, Grande São Paulo, é o hub mais movimentado da América do Sul, por onde passaram 36,6 milhões de passageiros em 2016, segundo dados da própria empresa. Com essa conquista, a multinacional francesa de mídia out-of-home não só adquire um dos últimos grandes ativos do País sobre os quais se aguardava negociação, como é também o quarto contrato da empresa em aeroportos no Brasil — também opera faces no Rio de Janeiro (Galeão), Brasília e Natal.
Segundo Ana Celia Biondi Rodriguez, diretora geral da JCDecaux do Brasil, a operação deve entrar em três fases: otimização dos painéis disponíveis atualmente; realizar uma transição, com um misto de materiais entre o que há hoje e o que estará em implantação; e a oferta finalizada, com todos os produtos da JCDecaux instalados. Anteriormente, a Modern, empresa do Grupo Bandeirantes, operava o inventário em Guarulhos, mas o contrato venceu ao final do primeiro trimestre deste ano. Após três meses de renegociação de termos, não houve novo contrato com a antiga operadora e as faces foram passadas à administração do GruAirport, sendo aberta, então, concorrência.

Empresas negam compra de Otima por JCDecaux
Com a conquista de Gru, o inventário da JCDecaux já se espalha também por cidades como Belo Horizonte, Salvador, Santos, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e região, Curitiba e região, Grande São Paulo (ABC), Campinas (SP) e Sorocaba (SP), além das previamente mencionadas. Globalmente, a empresa administra faces em 220 aeroportos e possui 260 contratos em transportes como metrôs e ônibus. No total, está em 75 países, nos quais opera mais de 1,11 milhões de faces, tendo faturado em 2016 € 3,39 milhões.