Microinfluenciadores: quem são?
Versão dos influenciadores mais segmentada e com maior engajamento proporcional tem chamado a atenção de agências e anunciantes
Versão dos influenciadores mais segmentada e com maior engajamento proporcional tem chamado a atenção de agências e anunciantes
Por Isaque Criscuolo, Thaís Monteiro e Victória Navarro
Nesta semana, o Google inaugura o YouTube Space Rio, espaço dedicado ao desenvolvimento de criadores de conteúdo e suporte aos que já produzem regularmente. O Brasil é o primeiro mercado, fora dos Estados Unidos, a ganhar uma segunda unidade do Space (a primeira está em São Paulo), o que indica a importância da produção brasileira para a plataforma. Nesse contexto, têm se destacado os microinfluenciadores.
Maíra Medeiros, Mandy CAndy e Nataly Neri: menor base de seguidores pode gerar maior proximidade (Crédito: Divulgação/ Bruno Mooca)
Pesquisa realizada por Youpix, GfK e Airstrip mostra uma correlação direta entre a base de fãs e seu nível de envolvimento com a produção do influenciador. Criadores de conteúdo que possuem de 400 a 500 seguidores geram engajamento de 7,8% de sua base. Os que possuem de 900 a 1.100 seguidores geram engajamento de 3,4% e assim por diante até chegar ao nível dos grandes influenciadores, que tem 900 mil e 1,1 milhão e somente 1,8% da base engajada (por engajamento subentende-se o fã que compartilha, curte ou deixa comentários). O estudo foi feito por meio de entrevistas presenciais e questionário online com 300 usuários e por meio de um banco de dadod de mais de 230 mil influenciadores.
Quem são os fãs e usuários do Musical.ly
Google inaugura YouTube Space Rio
“Acredito que mais do que uma guerra entre o micro e o grande influenciador, é importante as marcas entenderem o que cada um deles pode entregar de melhor: entendimento e confiabilidade versus alcance e prestígio”, diz Marcelo Bazan, Diretor de Planejamento da SalveTribal Worldwide. “É óbvio que as marcas vão trabalhar com números, mas o trabalho com influenciador tem que ser mais qualitativo e menos quantitativo. Então é preciso olhar para o nicho e tentar identificar os poderes deste influenciador para saber se ele é ou não um influenciador de fato. E daí, micro ou macro tanto faz, né?”, diz Issaaf Karhawi, pesquisadora do COM+ (ECA-USP).
Veja no infográfico abaixo algumas das principais características e diferenças entre microinfluenciadores, influenciadores e celebridades, no que diz respeito a estratégias de marcas:
A íntegra desta matéria está publicada na edição 1772 do Meio & Mensagem, de 7 de agosto, disponível exclusivamente para assinantes nas versões impressa e para tablets Android e iOS.
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