Midia global repercute morte de Niemeyer
Vida e obra do arquiteto é destaque nas capas e homes de jornais do Brasil e do mundo
Vida e obra do arquiteto é destaque nas capas e homes de jornais do Brasil e do mundo
Bárbara Sacchitiello
6 de dezembro de 2012 - 12h38
A vida e a obra do arquiteto Oscar Niemeyer extravasaram fronteiras geográficas – e, com a sua morte, anunciada na noite dessa quarta-feira, 5 de dezembro, não foi diferente. Considerado o maior arquiteto da História moderna do Brasil, Niemeyer foi alvo da atenção dos grandes veículos da mídia nacional e internacional, que destacaram as principais obras do arquiteto, sua militância política no partido Comunista Brasileiro e sua paixão pelas formas curvilíneas.
Desde a confirmação de sua morte, aos 104 anos, os veículos eletrônicos e impressos do Brasil e do mundo iniciaram a publicação dos principais feitos do responsável pela construção arquitetônica da cidade de Brasília, pela Pampulha, pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói, pelas construções do Parque do Ibirapuera e do Edifício Copan, de São Paulo, entre outras obras. Por ter vivido parte de sua vida na Europa e ter se tornado um dos ícones da arquitetura moderna em todo o mundo – tendo participado inclusive da projeção do edifício-sede da ONU, nos Estados Unidos – Niemeyer tornou-se figura ilustre em âmbito global, o que faz com que sua morte mereça atenção de grande parte da impressa.
Praticamente todos os grandes jornais do mundo fizeram menção ao falecimento de Niemeyer em suas capas, seja com fotos ou com pequenas chamadas. Se não puderam explorar mais a publicação do fato devido às diferenças de fuso horários, os veículos detalharam a vida e obra do arquiteto em suas versões online. Nas homes de publicações como El País, Le Figaro, The New York Times, Wall Street Journal, entre outros, foram publicadas informações sobre os problemas de saúde, que resultaram na morte do artista, além de um compilado de imagens de suas obras no Brasil e no mundo. A mídia brasileira, obviamente, destacou o assunto como a principal manchete do dia.
O corpo de Niemeyer será velado nesta quinta-feira, 6, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Ainda no mesmo dia, será transportado para o Rio de Janeiro, onde, nessa sexta-feira, 7, haverá outra cerimônia aberta ao público. O enterro também acontece no Rio de Janeiro, no cemitério São João Batista.
Veja os destaques dados à morte de Niemeyer nos principais veículos do mundo:
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King