M&M reafirma compromisso com jornalismo ético e profissional
Debatendo assuntos como o das fake news, Fórum realizado em São Paulo marca comemorações de 40 anos de Meio & Mensagem
M&M reafirma compromisso com jornalismo ético e profissional
BuscarM&M reafirma compromisso com jornalismo ético e profissional
BuscarDebatendo assuntos como o das fake news, Fórum realizado em São Paulo marca comemorações de 40 anos de Meio & Mensagem
Por Alexandre Zaghi Lemos e Isabella Lessa
Lideranças da indústria de comunicação, marketing e mídia participaram nesta quarta-feira, 4, do Fórum Meio & Mensagem 40 Anos, realizado no Palácio Tangará, em São Paulo, para marcar a comemoração de quatro décadas do jornal. Em seu discurso, o presidente do Grupo Meio & Mensagem, Salles Neto, ressaltou que este é “um marco gratificante num país com os desafios que o Brasil reserva a quem empreende e faz negócios”. “Quando começamos, os empreendedores não tinham como têm hoje investidores anjos; era mais um trabalho dos diabos mesmo. Era muito mais entusiasmo do que capital”, disse.
Salles Neto reafirmou que os valores e a missão de Meio & Mensagem podem ser sintetizados “no compromisso com o jornalismo ético e profissional, em contribuir permanentemente para o avanço do setor, em levantar temas nem sempre consensuais ou agradáveis de serem tratados e em nutrir a indústria com informação e dados para a necessária análise de seu desempenho”.
O vice-presidente do Grupo Meio & Mensagem, Marcelo Salles Gomes, complementou: “Além de observadores, somos também atores e parte integrante do desenvolvimento da indústria da comunicação. Ter um olhar crítico sobre este mercado e discutir seus desafios no presente e futuro faz parte do nosso dia a dia”.
Durante o Fórum, houve um debate entre o presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade e da Dentsu, Mário D’Andrea, e diretor de comunicação da Rede Globo, Sérgio Valente, com moderação da apresentadora e comentarista da GloboNews, Natuza Nery. O assunto dominante foi o das fake news.
Trabalhando na Alpargatas desde 1997, Utsch pôde assistir à construção das marcas da empresa sobre verdades incontestáveis, algo que considera fundamental em um momento no qual as notícias falsas acometem a sociedade nas mais variadas instâncias. Segundo ele, o melhor que um anunciante pode fazer para combater o problema é valer-se da comunicação e do marketing para disseminar verdades que possam ser comprovadas.
Na visão de Mario D’Andrea, as fake news, por mais que tenham um efeito devastador, trouxeram um lado positivo: reforçam a importância do jornalismo benfeito e, do ponto de vista do marketing e da publicidade, atestam que a qualidade é melhor do que a quantidade.
Em um contexto no qual qualquer um pode produzir conteúdo e disseminá-lo, as marcas devem convencer as pessoas de que são interessantes, comentou Sergio Valente. “Fake news é o mar bravio lá embaixo, não podemos evitar a fofoca, não podemos evitar o fake news”, alertou o diretor da Globo. Para ele, é preciso que as marcas e veículos sigam construindo pontes para alcançar o público, sem dar demasiada atenção ao que dizem os lovers e haters – do contrário, a marca perderá o rumo.
O Fórum Meio & Mensagem 40 Anos contou ainda com palestras do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do economista Eduardo Giannetti.
Compartilhe
Veja também
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo
Netflix dará prêmio de R$ 1 milhão em desafio de Round 6 em São Paulo
No próximo sábado, 14, plataforma de streaming promove o Round 6K, com provas e desafios no Parque Villa-Lobos, em São Paulo