Globo foca em conteúdo digital e prepara DTV+
Empresa lança formatos de conteúdo e publicitários multiplataformas para se consolidar no digital

Manzar Feres e Paulo Marinho, apresentam as novidades da Globo para 2026 no Upfront em São Paulo (Crédito: Globo/ Daniela Toviansky)
Nesta segunda-feira, 13, aconteceu em São Paulo, capital, mais um upfront da Globo, ocasião na qual a empresa de mídia apresenta novidades publicitárias e da programação.
Com a presença de nomes como Manzar Feres, diretora de negócios da Globo, Paulo Marinho, diretor presidente da empresa, Ronaldinho Gaúcho, Debora Bloch e outros, a emissora relembrou sua trajetória, marcada pelas celebrações de 100 anos do Grupo Globo.
Marinho, abriu a noite celebrando a trajetória do grupo em 2025 e afirmando que todas as iniciativas são pensadas abraçando as novidades, para oferecer experiências mais atrativas, além de acompanhar a jornada do consumidor.
“Abraçamos o novo e reafirmamos a nossa missão de criar e revelar as melhores histórias. A Globo sempre pensa a longo prazo e essa perspectiva cria um ambiente onde o talento pode florescer e todos as marcas se fortalecem”, disse.
Por isso, os 100 anos tiveram iniciativas especiais, como o remake de Vale Tudo, que chega ao fim esta semana, e investimentos em diferentes territórios, como a criação da Ge TV, no YouTube, para expansão da marca em outras plataformas.
“Estamos preparando novos formatos tanto de conteúdo quanto publicitários. Este ano, mesmo nas nossas entregas mais tradicionais, mostramos que podemos inovar. Fizemos breaks contextualizados nas novelas e nos diferenciamos na hora de entregar nas redes sociais”, afirmou Manzar.
Globo quer escalar no ambiente plataforma
A intenção da Globo para o ano que vem é mostrar como suas entregas evoluem para o ambiente multiplataforma, com conteúdo que transita entre TV, streaming e redes sociais.
Para Manzar, esse já é um caminho que começou a ser trilhado.
Dados da Kantar Ibope Media mostram que o serviço de streaming Globoplay atingiu tempo médio diário por usuário de 2h08. Isso significa que são cerca de 30 milhões de pessoas por mês que consomem o streaming da empresa.
“Mostramos a inovação para o mercado. A Ge TV está por trás disso. Mostra um pouco da longevidade da Globo e de como estamos impactando a sociedade, nos mantendo relevantes, porque entendemos os brasileiros, investimos em dados e pesquisas para entender os novos hábitos de consumo de conteúdo”, disse a executiva.
Globo mantém dramaturgia em foco
Vale Tudo está na reta final e impactou sobre 150 milhões de pessoas, segundo a Globo.
Foram mais de 80 ativações de conteúdo com marcas como Itaú, além de Vivo, BYD, Coca-Cola, Ambev, Uber, Dove, Omo. Por esse motivo, a empresa de mídia deve continuar a investir fortemente em teledramaturgia na TV aberta, paga e no streaming.
Três Graças, a nova novela das 21h, que estreia no dia 20 e foi escrita por Aguinaldo Silva, é a grande aposta para o horário nobre. A produção já estreia com patrocínio de Ambev, Coca-Cola, Downy e Vivo.
Já Coração Acelerado, próxima trama das sete, tem estreia prevista para janeiro do ano que vem e será uma comédia romântica musical que destaca o universo sertanejo.
Em março de 2026, Êta Mundo Melhor dá lugar à A Nobreza do Amor, que trará um tom mais fabular ao horário de início da noite da TV aberta.
Microdramas para celular
Outro investimento importante no segmento será com os microdramas, que são novelas em formato de vídeos curtos verticais, voltadas para o consumo em dispositivos móveis.
Essas produções estão previstas para estarem presentes em segmentos gratuitos nas redes sociais da TV Globo e em modelos pagos no Globoplay, com degustação de alguns capítulos.
A primeira é Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário, com Gustavo Mioto que estará na plataforma de streaming. A produção, que estreia nesta no dia 13 de dezembro, tem 50 episódios com duração máxima de dois minutos.
Para o ano que vem, Tudo Por uma Segunda Chance será distribuída pela TV Globo e contará com Jade Picon no elenco. Também neste caso serão 50 episódios com duração de dois a três minutos.
Manzar explica que o formato “short form” já é explorado pela empresa, que percebeu essa tendência de consumo e por isso decidiu ampliar a distribuição desse conteúdo em plataformas digitais.
A executiva afirma que a Globo já produz mais de 3 mil vídeos verticais por mês nos apps e sites, especialmente para g1, ge, gshow e Receitas. “Vamos escalar esse formato em nossas plataformas”, afirmou.
Futebol 2026
Outro destaque da Globo para 2026 será em relação aos esportes.
No futebol, além dos já tradicionais Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, a empresa tem a missão de transmitir mais uma Copa do Mundo Fifa a partir de dia 11 de junho.
Dessa vez, no entanto, o desafio é outro. A Globo é detentora dos direitos de metade das partidas do torneio de seleções. Assim, serão 54 jogos distribuídos na TV aberta, por assinatura, streaming e Tv conectada (CTV), esses dois últimos com sinal da Ge TV.
O canal multiplataforma da Globo chega como opção diferenciada para o espectador, mas não poderá realizar transmissões no YouTube nem no Tiktok. A Globo planeja, dessa forma, fazer programas para preencer essas grades, segundo Manzar.
Com a Copa, o grupo deve faturar quase R$ 2 bilhões apenas com as cotas vendidas para TV Globo e SporTV.
Dessa forma, pelas tabelas comerciais a que Meio & Mensagem teve acesso, a Globo oferece seis cotas de patrocínio para as transmissões da Copa do Mundo na TV aberta, cada uma no valor de R$ 265,4 milhões.
Já para os anunciantes que desejam patrocinar a Copa no canal pago SporTV, a emissora oferece seis cotas de patrocínio, no valor de R$ 52,8 milhões.
Esses valores, contudo, tanto para a TV aberta quanto paga, não consideram eventuais descontos. Ao Meio e Mensagem, Manzar afirmou que as cotas já estão vendidas, mas ainda não podem ser divulgadas.
Embora as transmissões dos jogos sejam as protagonistas para a Globo, a empresa desenvolve programação para complementar a grade.
No palco do upfront desta segunda-feira, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho foi anunciando como embaixador da Copa do Mundo. Já o humorista Fábio Porchat comandará programa especial no Sportv. Esse programa mistura futebol, comida e humor.
Outra novidade será novo espaço na programação para o futebol feminino. A partir de 2026, a grade das tardes de sábado da TV Globo serão destinadas a competições de mulheres, enquanto o masculino seguirá no domingo.
O retorno da Fórmula 1
Ano que vem será marcado pelo retorno das transmissões de Fórmula 1 na Globo, que planeja cobertura multiplataforma e abrangente, mais tecnológica e interativa.
Assim, haverá 15 Grandes Prêmios na TV aberta e todos (a temporada terá 24 GPs) na TV paga.
A Globo fechou acordo com a Liberty Media válido até 2028.
Com isso, a Liberty encerrou o contrato com Band, que começou em 2021. Desde o ano passado, a Globo tentava retomar a transmissão da F1, competição que esteve em sua grade por 40 anos.
A Band, porém, havia feito a renegociação dos pagamentos com a Liberty Media e conseguiu garantir as transmissões até o fim do contrato, que termina em novembro deste ano.
Entretenimento de segunda a segunda
O Big Brother Brasil, reality que abre o ano da programação da Globo, chega com novidades em 2026. No novo formato, alguns veteranos terão uma segunda chance para ganhar o prêmio, voltando à casa. Além deles, os participantes dos grupos camarote e pipoca.
Além disso, o público terá mais poder de decisão, sendo o responsável pela escolha de pelo menos metade do elenco e de ter o poder de substituir os participantes a qualquer momento do jogo.
Nos fins de semana, Eliana voltará às tardes de domingo na TV aberta com o Em Família com Eliana, produção em que a apresentadora celebrará o Brasil. “O programa mostra a cultura brasileira através da nossa paixão pela música e a nossa tradição de unir a família no domingo”, disse.
Negócios e publicidade
Para complementar as novidades na programação, a Globo trabalha novos formatos publicitários e na evolução dos existentes.
Um desses formatos é o Pause Ads em vídeo, disponível exclusivamente no Globoplay, que permite a entrada de anúncios no momento em que o usuário pausa a programação.
Outro que terá atualização é o DAI, no streaming, que contará com a inclusão interativa de publicidade segmentada nos breaks comerciais dos canais lineares no Globoplay.
Essa opção vale para o segmento “+ canais” que contam com os sinais de TV aberta e paga e passa a integrar dados de mídia e comportamento em um único ecossistema.
Com isso, os anunciantes poderão acompanhar, por meio do Globo Pixel, como cada impacto publicitário contribui para a jornada e conversão dos usuários.
Globo e DTV+, a evolução da TV digital
Por fim, a empresa de mídia investe em novas possibilidades para DTV+ e TV 3.0. Nesse caso, a emissora permitirá que marcas e agência entreguem publicidade segmentada, interativa e contextualizada na TV aberta.
Manzar afirmou que já tem contato com fabricante de TV para evoluir no desenvolvimento de novos negócios no novo padrão da TV digital.