Na TV Cultura, inclusão vira brincadeira
Canal se engaja no Projeto Incluir Brincando, que reúne personagens do Vila Sésamo e personalidades para levar mensagens aos pais, educadores e crianças
Alertar os adultos e crianças a respeito da importância da promoção de brincadeiras e atividades inclusivas será o objetivo da TV Cultura nos próximos meses. Junto com a Sesame Workshop – criadora e coprodutora da série Vila Sésamo – o canal da Fundação Padre Anchieta se engaja no Projeto Incluir Brincando.
A partir de segunda-feira, 17, uma série de vídeos, ações e chamadas serão exibidas durante a programação da TV Cultura, do canal pago TV Rá-Tim-Bum e do portal CMais, para ressaltar a importância das brincadeiras no desenvolvimento educacional e social das crianças.
A cada mês, a campanha terá uma abordagem diferente, como “Brincar é um direito da criança”, “Brincadeiras inclusivas” e Brincando em Família”. Personagens do universo infantil do canal, os bonecos Garibaldo e Bel terão a missão de transmitir a mensagem ao público com o apoio de Sivan, uma boneca cadeirante, que faz parte do quadro de personagens da Vila Sésamo em Portugal.
Para reforçar o teor educativo do projeto, os personagens irão interagir com personalidades conhecidas, como atores e atletas, que ajudarão a reforçar que todas as crianças, independente de suas limitações físicas e sociais, têm direito a momentos de aprendizado e de diversão. O ator Lázaro Ramos participa do vídeo de abertura da campanha, que também contará com a participação do atleta paralímpíco Daniel Dias, da cantora Fernanda Takai, entre outros.
Os episódios especiais do Projeto serão exibidos durante os programas Quintal da Cultura e ao longo de toda a programação da TV Rá-Tim-Bum. Todo o conteúdo do Incluir Brincando também poderá ser acessado pelo portal Cmais.