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Netflix provocou reação do mercado ao chegar

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Mídia

Netflix provocou reação do mercado ao chegar

Opinião é de concorrentes como Sundaytv e NetMovies


15 de abril de 2012 - 5h46

A chegada do serviço de locação virtual de vídeo on demand (VOD) Netflix ao Brasil, em setembro do ano passado, teve o poder de provocar uma reação em massa no mercado brasileiro. O segmento de VOD já operava no País com players como Netmovies (locação virtual e física), Terra Video Store e Saraiva Digital. Ao entrar, o norte-americano Netflix, ainda que tenha decepcionado com problemas de entrega (qualidade da banda larga) e de conteúdo (biblioteca antiga), fez uma agressiva campanha de marketing que provocou reação equivalente nos concorrentes.

O NetMovies reforçou o serviço de VOD e criou planos equivalentes aos do Netflix. Com mais títulos do que o norte-americano e o suporte do serviço de entrega física de DVDs, o NetMovies diz que conseguiu, inclusive, ampliar o número de clientes. O CEO da empresa, Daniel Topel, diz que o Netflix “é uma promessa não cumprida”. Já o presidente da Truetech, Marcelo Spinassé, afirma que o mercado, antes da Netflix, não existia como agora, em que vários players realmente se lançaram ao mercado. “Todos correram para se lançar ou se reposicionar”, afirma o executivo. A Truetech fornece infraestrutura e tecnologia para o estabelecimento de serviços de VOD e atende clientes como a Saraiva Digital e a Sky Online.

Para o diretor de mídia do SundayTV (antigo Terra Video Store), Pedro Rolla, a Netflix frustrou o mercado brasileiro por não ter consideração pelo segmento de VOD no País. “Tem pouco conteúdo local, não tem plano de pagamento local e tampouco uma equipe no Brasil. Estão aqui mais como uma amostra. Se der certo, podem mudar (a abordagem)”, critica o executivo. O Sundaytv, que é braço do portal Terra, é um dos serviços que reagiu ao Netflix e se reformulou para enfrentar a crescente concorrência.

Os executivos participaram, nesta quinta-feira, 15, do Congresso TV 2.0, que acontece entre os dias 15 e 16 em São Paulo, e debate a evolução da TV, conteúdo, distribuição e modelos de negócios com a expansão de ofertas multiplataformas.

Players

Desde a entrada do Netflix, uma série de empresas que vão das operadoras de TV por assinatura aos estúdios e canais de TV paga têm lançado serviços de VOD. No Brasil, oferecem VOD (em modelos que transitam entre o pago, o gratuito ou um mix de ambos) a Net, pelo Now, a Sky, com o Sky Online, o Terra, pelo Sundaytv, a editora e livraria Saraiva, com o Saraiva Digital, a pioneira NetMovies e a Sony, que acaba de lançar a Crackle. Nos EUA, a América Móvil (controladora da Claro, no Brasil), acaba de anunciar para outubro a criação da Ora.TV. Também a Intel deve criar um serviço próprio de TV virtual, baseado em on demand e a HBO já tem o HBO Go.

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