Os detalhes da primeira produção brasileira da Amazon

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Os detalhes da primeira produção brasileira da Amazon

Tudo ou Nada: Seleção Brasileira marca o primeiro projeto de conteúdo nacional exclusivo da Prime Video


3 de fevereiro de 2020 - 16h33

Equipe acompanhou o dia a dia da seleção ao longo de toda a campanha vitoriosa na Copa América de 2019 (Crédito: Divulgação)

A primeira série original da Amazon produzida no Brasil tem o esporte preferido do País como tema. Na última sexta-feira, 31, já estava disponível no Prime Vídeo os cinco episódios de Tudo ou Nada: Seleção Brasileira, que acompanha os bastidores da equipe que conquistou a Copa América 2019.

O formato é uma versão do All or Nothing, franquia da Amazon que já se dedicou a mostrar os bastidores de equipes esportivas internacionais de várias modalidades – entre elas, o Manchester United, time de futebol inglês e o Los Angeles Rams, equipe da NFL (dos Estados Unidos). Foi a primeira vez que a série esportiva teve uma versão em língua não-inglesa.

A série com a seleção brasileira foi realizada por Pitch Internacional e pela produtora Big Bonsai, que iniciou as filmagens enquanto a seleção começava a se preparar para o torneio continental. Entre as gravações dos bastidores da competição, as entrevistas e a finalização, o trabalho da Big Bonsai durou oito meses.

Junto ao dia a dia da seleção, a equipe da Big Bonsai coletou mais de 800 horas de material gravado. Toda a movimentação da rotina dos jogadores era registrada pelas câmeras e, por se tratar de uma competição de menos de um mês de duração, a preparação, treinos e jogos é ainda mais intensa, como destaca Felipe Briso, CCO e diretor de filmes da Big Bonsai, que também assina a direção da série. “Filmamos o tempo todo, enquanto eles da delegação trabalhavam sem parar. Os turnos eram puxados e víamos roupeiros ou massagistas trabalhando 15 horas por dias nessas competições. Era engraçado quando nós, já cansados do trabalho, éramos chamados por alguém da CBF para ver, por exemplo, quatro ou cinco jogadores vendo jogos, fazendo massagem e falando besteiras”, recorda o diretor.

 

Técnico Tite faz oração antes de partida da Copa América (Crédito: Reprodução)

Além de ser o primeiro trabalho com a Amazon, a produtora também teve de encontrar uma forma diferente de contar uma história dentro do estilo do All or Nothing, que acabou ganhando estruturas diferentes em suas diversas versões. “Em cada lugar esse formato ganha um contorno. No Brasil, até por se tratar de Copa América, foi bem diferente. Em geral, o formato acompanha uma temporada inteira, mas no nosso caso foi um tiro mais curto e isso influenciou na narrativa. Tínhamos uma conversa constante com a Amazon para a série ter a nossa cara e, ao mesmo tempo, honrar o formato que já existia”, conta Felipe.

O diretor avalia esse primeiro trabalho com a Amazon como um aprendizado e que, ao longo do processo, a produtora foi constantemente mostrando à plataforma o passo a passo do que estava sendo feito, para identificar as histórias principais e desenhar os formatos dos episódios.

A Prime Vídeo já vinha feito parceiras com outras produtoras de conteúdo e emissoras para colocar conteúdo nacional em seu cardápio. Recentemente, a plataforma exibiu o reality “Famílias Frente a Frente, do SBT”. Também disponibiliza as temporadas do “De Férias com o Ex”, da MTV. A série Tudo ou Nada: Seleção Brasileira, no entanto, é o primeiro conteúdo produzido especificamente para o Prime Video no País.

Além de cativar o público local, a proposta do conteúdo também é agradar espectadores de outras partes do mundo que gostem ou se interessem pelo futebol brasileiro. Como foi lançada em 200 países – todos os mercados em que a Amazon está presente com o Prime Video – a expectativa é de que a repercussão seja internacional. “A seleção é um asset global. Existe um grande público potencial o mundo inteiro. Era uma preocupação, durante a montagem, criar uma história acessível, não apenas para boleiros e entenderemos de futebol. Contamos uma história humana que agradaria a um público maior. Ele fala de futebol, rendimento e bastidores, mas faz isso de maneira palatável para outros públicos”, acredita o diretor.

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