Os segredos da construção de imagem digital
Para a consultora Tatti Maeda, estar presente em todas as redes sociais não é sinônimo de sucesso ou resultado
Para a consultora Tatti Maeda, estar presente em todas as redes sociais não é sinônimo de sucesso ou resultado
Luiz Gustavo Pacete
12 de janeiro de 2018 - 15h02
Presença digital é ter conta no maior número possível de redes sociais e estar ativo em todas elas? Ainda que cada vez mais ultrapassada, essa visão ainda existe em relação ao termo. No entanto, a discussão sobe presença digital evoluiu de uma simples atuação em redes sociais para a construção de uma imagem pessoal estruturada em personalidade, transparência e repertório.
De acordo com a consultora Tatti Maeda, um dos maiores mitos em relação ao tema é de que para alguém existir no ambiente digital basta estar presente em determinada rede. “Cada plataforma tem sua característica e identidade e isso deve se encaixar com o perfil do usuários”, diz Tatti que indica alguns segredos da construção de imagem no mundo digital.
Mídias sociais como veículo
Um dos maiores “enganos” em torno deste assunto é a crença de que para ser lembrado é preciso criar conta em cada plataforma que aparece. Não é assim que funciona: as plataformas de mídias sociais são “veículos” cada uma com características próprias: entendendo isso, é mais fácil escolher onde se posicionar.
Ter e Ser: “o que é presença digital?”
Ao fazer essa pergunta, normalmente escuto: “Facebook , Twitter, Pinterest, Blog” etc .. e não, presença digital não é isso! Presença é relacionamento e se cria à medida que compartilhamos insight’s, interagimos e nos correspondemos com nossa audiência. Não basta publicar um artigo ou um link para que se crie uma presença digital viva.
As novas habilidades do social media moderno
O tripé da presença digital
Quanto mais digitais nos tornamos, mais precisamos atentar para aspectos que escapam nosso “controle” neste ambiente. Posicionamento, reputação e frequência são essenciais para se criar uma presença digital que se destaque.
O simples como o mais importante
Com tanta tecnologia, muitas vezes nos perdemos tentando criar formas de mostrar quem somos. Carl Jung disse “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” — Não complique ao se comunicar, seja por meio de vídeo, texto. Simplifique.
O que se espera do social media moderno
Seja genuíno
Como marca, como profissional liberal, pessoa pública não importa, seja autêntico, na forma como se expressa pelas mídias. Vivemos tempos onde o consumidor de informação, entretenimento, conhecimento, é impactado por milhares de publicações por todos os lados. Regra de ouro: o caminho não é tentar adivinhar o que agrada às pessoas e publicar; é entender o que e quem você é, para se conectar com as pessoas certas!
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital