Mídia
Políticos usam modelos em campanhas
Fotos de bancos de imagens são usadas para representar eleitores
Fotos de bancos de imagens são usadas para representar eleitores
Meio & Mensagem
25 de setembro de 2014 - 12h32
Alguns eleitores popularizados em campanhas políticas talvez não estejam verdadeiramente apoiando os seus candidatos, isso porque alguns deles nem sabem que estão participando dessas campanhas. Como? Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, para reduzir custos, algumas imagens de personagens de campanhas foram compradas do arquivo do site americano Shutterstock.
A empresa norte-americana possui um banco de imagens com aproximadamente 40 milhões de fotos, com preços entre R$1 e R$ 24 reais. Para a produção de fotografias, com eleitores reais, o preço seria muito elevado devido a gastos com equipe e produção.
Apesar de ser um recurso comum no mercado publicitário, questiona-se o seu uso em campanhas políticas com o objetivo de representar eleitores, por colocar em risco a credibilidade do candidato.
Alguns dos políticos a adotarem essas imagens para as suas campanhas foram Beto Richa (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT), ambos candidatos ao governo do Paraná, Geddel Vieira Lima (PMDB), que concorre ao Senado pela Bahia. Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT), candidatos ao governo baiano, também se utilizaram de bancos de imagens.
Compartilhe
Veja também
Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025
Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos
Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil
Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos