Mídia

Série de podcasts aborda etapas da execução da mídia OOH

Terceira temporada de "OOH - Além das Telas" explora estratégias de planejamento, criação e compra da mídia 

i 21 de outubro de 2025 - 6h03

No primeiro semestre de 2025, a mídia out-of-home faturou R$ 1,4 bilhões de reais, conforme levantamento do Cenp-Meios. O meio tem, atualmente, 11,9% do share de investimentos publicitários em mídia. A valorização do OOH, nos últimos cinco anos, mobiliza debates sobre a alocação correta de recursos e como explorar a mídia em seu máximo potencial em termos de criatividade.

A terceira temporada da série de podcasts OOH – Além das telas se dedica a explorar as etapas da publicidade OOH, do planejamento à veiculação. Os episódios contam com a participação de profissionais de agências, anunciantes e empresas de tecnologia, que compartilham suas análises sobre os desafios e oportunidades do segmento.

Da esq. para dir.: Chiara Martini (Coca-Cola), Fabiano Abreu (OOH My Media), Fabrício Guimarães (Be Mediatech), Patrícia Alves (Galeria), Rodrigo Cassino (Bizsys) e José Marcelo Rossi (Bradesco)

Da esq. para dir.: Chiara Martini (Coca-Cola), Fabiano Abreu (OOH My Media), Fabrício Guimarães (Be Mediatech), Patrícia Alves (Galeria), Rodrigo Cassino (Bizsys) e José Marcelo Rossi (Bradesco) participam da temporada

Planejamento

O primeiro episódio aborda a disciplina do planejamento em OOH, com as contribuições de Fabrício Guimarães, sócio-fundador e COO da Be Mediatech, e Patrícia Alves, diretora-executiva de mídia da Galeria. Os convidados discutem como a inteligência de dados e a visão estratégica influenciam o planejamento atual.

Embora historicamente ligada a impacto e alcance, a mídia OOH foi classificada como um canal estratégico que conecta o físico e o digital. A ausência de padronização das métricas é o desafio central, demandando o desenvolvimento de metodologias unificadoras. Apesar da crescente dependência de dados, o conhecimento humano e a experiência do planejador são considerados elementos complementares essenciais para a tomada de decisões.

Criação

A segunda parte da temporada examina o processo criativo em OOH, com a participação de Chiara Martini, diretora sênior de estratégia criativa da The Coca-Cola Company, e Rodrigo Cassino, CEO da produtora Bizsys. A discussão centraliza-se em como elementos visuais, interatividade e narrativas culturais moldam as criações.

A eficácia de uma mensagem em OOH é atribuída à sua memorabilidade e simplicidade, embora também haja espaço para experiências mais elaboradas. Uma tendência observada na criação é o retorno à simplicidade e à valorização de símbolos de marca, enquanto a integração com o digital posiciona o OOH como um “primeiro gatilho” para experiências mais amplas.

Compra

O último episódio da temporada discute a compra de mídia OOH, com as análises de José Marcelo Rossi, head de mídia e performance do Bradesco, e Fabiano Abreu, CEO da OOH My Media. Eles abordam como a tecnologia e os dados podem impactar a eficiência e a transparência dessa etapa.

Os entrevistados criticam a ausência de padronização em dados, como geolocalização e estimativas de impacto, e a precificação inconsistente. As perspectivas para o futuro da compra de mídia OOH incluem a padronização de métricas, automação, integração de dados entre mobile, social e digital, e o uso de inteligência artificial. A “educação programática” dos exibidores e o foco na experiência do cliente foram apontados como fatores-chave para o desenvolvimento do setor, com projeções de evolução nos marketplaces e no leilão em tempo real.