Veículos se juntam em prol da informação e do jornalismo profissional
Ação é feita no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa e conta com um anúncio de página inteira e uma tarja preta no alto da capa de jornais e sites como Folha, O Globo e Estadão
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Nesta terça-feira, 7, é celebrado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, marcado por uma iniciativa dos consórcio de veículos brasileiros – composto pelo g1, TV Globo, GloboNews, O Globo, Extra, Valor Econômico, CBN, Estadão, Rádio Eldorado, Folha de S.Paulo e UOL. Os veículos buscam, segundo reportagem da Folha, valorizar o acesso à informação e sair em apoio dos jornalistas brasileiros, defendendo sua integridade.
Os jornais envolvidos na ação publicaram na manhã desta terça-feira, 7, tanto nos portais quanto em edições impressas, uma tarja preta em homes e capas em defesa da iniciativa, com os dizeres “Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional”. Os veículos trazem também matérias e reportagens sobre a temática, além de campanhas na televisão, rádios e redes sociais. Na Globonews, por exemplo, a tarja se encontra no topo da tela.
O consórcio integrado ganhou destaque na pandemia, em que vem contabilizando e divulgando os casos e mortes por Covid-19 no País desde julho de 2020.
A matéria do g1 sobre o assunto lembra que o Brasil se encontra em 110º lugar – de 180 nações avaliadas – no ranking mundial da liberdade de imprensa feito pela organização Repórteres sem Fronteiras. Também ressalta que a data faz celebrar o manifesto de 1977 que exigia o fim da censura à imprensa assinado à época por cerca de 3 mil jornalistas, bem como a restrição da liberdade de informação, relembrando a ditadura militar, que ocorreu entre 1964 e 1985, como exemplo da censura.
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