Veículos se juntam em prol da informação e do jornalismo profissional

Buscar

Veículos se juntam em prol da informação e do jornalismo profissional

Buscar
Publicidade

Mídia

Veículos se juntam em prol da informação e do jornalismo profissional

Ação é feita no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa e conta com um anúncio de página inteira e uma tarja preta no alto da capa de jornais e sites como Folha, O Globo e Estadão


7 de junho de 2022 - 9h18

Consórcio de veículos sai em defesa do jornalismo profissional no Brasil (Crédito: Reprodução)

Nesta terça-feira, 7, é celebrado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, marcado por uma iniciativa dos consórcio de veículos brasileiros – composto pelo g1, TV Globo, GloboNews, O Globo, Extra, Valor Econômico, CBN, Estadão, Rádio Eldorado, Folha de S.Paulo e UOL. Os veículos buscam, segundo reportagem da Folha, valorizar o acesso à informação e sair em apoio dos jornalistas brasileiros, defendendo sua integridade.

Os jornais envolvidos na ação publicaram na manhã desta terça-feira, 7, tanto nos portais quanto em edições impressas, uma tarja preta em homes e capas em defesa da iniciativa, com os dizeres “Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional”. Os veículos trazem também matérias e reportagens sobre a temática, além de campanhas na televisão, rádios e redes sociais. Na Globonews, por exemplo, a tarja se encontra no topo da tela. 

O consórcio integrado ganhou destaque na pandemia, em que vem contabilizando e divulgando os casos e mortes por Covid-19 no País desde julho de 2020. 

A matéria do g1 sobre o assunto lembra que o Brasil se encontra em 110º  lugar – de 180 nações avaliadas – no ranking mundial da liberdade de imprensa feito pela organização Repórteres sem Fronteiras. Também ressalta que a data faz celebrar o manifesto de 1977 que exigia o fim da censura à imprensa assinado à época por cerca de 3 mil jornalistas, bem como a restrição da liberdade de informação, relembrando a ditadura militar, que ocorreu entre 1964 e 1985, como exemplo da censura. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos

  • Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos