Como alavancar vendas quando a compra não é mais uma ação linear
Tudo o que vi e escutei em todos os painéis e rodas de conversas fortaleceram um conceito que estamos discutindo há algum tempo, a jornada de compra não é mais linear e homogênea
Tudo o que vi e escutei em todos os painéis e rodas de conversas fortaleceram um conceito que estamos discutindo há algum tempo, a jornada de compra não é mais linear e homogênea
23 de janeiro de 2023 - 16h54
Participar de mais uma edição da NRF (National Retail Federation) é uma forma de estar por dentro do que há de mais novo nesse cenário. Tudo o que vi e escutei em todos os painéis e rodas de conversas fortaleceram um conceito que estamos discutindo há algum tempo, a jornada de compra não é mais linear e homogênea. E é por esse motivo que se discutiu tanto tendências como a multicanalidade, o “retail media” e o “community commerce”.
É fundamental colocar o poder de decisão de compra na mão do cliente, permitindo que ele compre o que quiser, no momento em que quiser e onde ele quiser. E isso só é possível com uma estratégia realmente multicanal. As marcas precisam explorar ao máximo os canais de interação com o cliente – sejam eles físicos ou online. Existem, hoje, diversas APIs que permitem aproveitar plataformas digitais para facilitar as compras. Ao ser impactado por um conteúdo de marca, o consumidor pode, com apenas um clique, comprar um produto. E, uma vez na loja física, é possível oferecer vantagens para as próximas compras online. O importante é conseguir impactar o consumidor das mais diferentes formas para estimular, cada vez mais, o engajamento com a marca.
E impactar o consumidor não se restringe aos canais proprietários da marca. Ouvi bastante essa máxima durante a NRF. É preciso explorar todas as possibilidades e o retail media é uma delas. Hoje, muitos portais de varejistas já oferecem espaços, seja em telas ou em displays físicos, para as marcas anunciarem produtos. Isso é positivo de muitas maneiras. As marcas conseguem alavancar exposição, para além de seus canais, e, por consequência, influenciar a decisão de compra. Enquanto que os varejistas conseguem diversificar a receita, já que são pagos para vincularem anúncios dessas marcas. É uma relação ganha-ganha.
O aspecto não-linear da compra já é uma realidade em plataformas digitais. E o TikTok é a representação máxima deste cenário que vivemos hoje do community commerce. As pessoas usam meios digitais para recomendar produtos e/ou fazer resenha dos que já possuem e acabam influenciando a comunidade. É como um marketing boca-a-boca no meio digital. A comunidade impulsiona o reconhecimento do produto e a conversão de vendas. Usuários e marcas no mundo online passam a ser uma fonte de inspiração, onde os consumidores procuram por itens mais assertivamente e até aprendem sobre novos produtos.
Neste contexto, é recomendável que as marcas se envolvam com as pessoas e criem laços reais com a comunidade. Neste ano, romper a bolha e trazer ainda mais autenticidade nos conteúdos serão os verdadeiros imperativos para o sucesso das marcas. Pensando nisso, deixo aqui cinco maneiras de aproveitar ao máximo o comércio de comunidade e fazê-lo parte de sua estratégia.
1. Coloque a autenticidade em exibição: O community commerce funciona melhor quando marcas e consumidores compartilham um sentimento de pertencimento e conexão emocional. Ao misturar comunidade, entretenimento, compras e mensagens de marca, você pode inspirar a descoberta de produtos autênticos, mas exclusivos, e influenciar as compras.
2. O entretenimento impulsiona a ação: Os consumidores querem descobrir novos conteúdos que ganham vida – e eles não se importam se esse conteúdo também contém produtos ou exibe marcas. Não é mais sobre vender ou entreter. É sobre vender por meio do entretenimento, gerando uma conexão mais autêntica e profunda com a sua comunidade.
3. Aproveite o conteúdo gerado pelo criador e pelo usuário: Deixe o público ser criador de conteúdo também. Incentivar o conteúdo gerado pelo usuário, como vídeos de consumidores usando seus produtos, aumenta o fator de autenticidade. Os consumidores apreciam qualquer chance de ser criativo e se envolver com suas marcas favoritas e essa abordagem ajudará você a construir novas comunidades. Apenas incentive todos a usar hashtags relacionadas à sua marca e setor de produtos, como #beauty ou #fashion.
4. Certifique-se de que o conteúdo é comprável: À medida que os consumidores assistem a danças engraçadas ou a vídeos de desafios estranhos, eles estão descobrindo novos produtos e marcas. Portanto, tornar o conteúdo do comércio comunitário comprável é crucial para gerar conversões.
5. Adicione eventos de transmissão ao vivo: A transmissão ao vivo é outra maneira de criar conteúdo de community commerce comunitário autêntico e divertido. A incorporação de eventos de transmissão ao vivo ajuda na descoberta imediata de produtos e na ação imediata, o que impulsiona as vendas.
As tendências de varejo não caminham separadas. Para alavancar sua marca, gerar conversas e fidelizar clientes, é preciso constantemente trabalhar todas as pontas de conteúdos – e também dos produtos oferecidos. Portanto, é fundamental entender sua comunidade, a plataforma que está trabalhando e como utilizar ao máximo os recursos oferecidos.
Se precisar de mais alguma coisa, só me avisar.
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