A grande ideia é só o começo
Entender os tortuosos caminhos que podem levar uma campanha ao pódio de festivais como o Cannes Lions é um trabalho que exige dedicação, investimento e resiliência
Entender os tortuosos caminhos que podem levar uma campanha ao pódio de festivais como o Cannes Lions é um trabalho que exige dedicação, investimento e resiliência
Os meses que antecedem o Festival Internacional de Criatividade de Cannes costumam ser os mais nervosos nas áreas de criação das grandes agências brasileiras que mais investem no evento. O alto custo da preparação e inscrição dos cases e o processo de seleção dos profissionais que serão enviados ao evento para representarem as empresas costumam gerar conflitos.
A esses bastidores se dedicou a editora Isabella Lessa, que descreve na reportagem das páginas 24 e 25 a complexidade envolvida no árduo trabalho que antecede o Cannes Lions. Nas estruturas operacionais de algumas grandes competidoras, neste e em outros festivais, há profissionais especializados em entender os regulamentos, prazos e escolher os melhores caminhos possíveis para levar as campanhas até o pódio. Quanto mais especializadas nos meandros de orçamentos, produção e logísitica para os prêmios, mais chances de sucesso.
Nessa batalha que pode levar aos Leões de Cannes, ou aos troféus de outras premiações, há um protagonista determinante: o videocase. Trata-se da peça audiovisual que tem a missão de contar a campanha ao júri e convencer seus integrantes com argumentos que vão desde a mídia espontânea gerada até a apelos emocionais que recorrem a trilhas envolventes e imagens tocantes. O investimento nos videocases passou a ser um problema extra na contabilidade do dinheiro destinado pelas agências aos prêmios. Tanto que, nos últimos anos, há algumas empresas tentando aliviar a conta com o uso de inteligência artificial. Normalmente, além de envolver equipes extras em relação às que participaram efetivamente das campanhas, o videocase faz reviver as pressões de aprovação pelo cliente e até pelas instâncias superiores, nos casos das redes internacionais.
“É uma ideia para melhorar a ideia que você teve anteriormente”. Assim o publicitário Marcello Serpa descreveu os videocases, durante sua participação no Blue Connections, evento de Meio & Mensagem em parceria com o Blue Note, dedicado exclusivamente aos membros do Círculo Liderança, que teve mais uma edição realizada na semana passada. Segundo Serpa, os videocases passaram a exercer mais importância do que a ideia em si (leia mais na página 18).
Repetindo um movimento iniciado com sucesso no ano passado, Meio & Mensagem deu o pontapé inicial à sua cobertura do Cannes Lions com uma edição do Blue Connections dedicada a debater a criatividade. Além da entrevista com Marcello Serpa, o público presente, de mais de 200 pessoas, pode acompanhar a exibição de cases favoritos aos Leões de 2025. Para isso, a redação recorreu ao ranking das dez agências brasileiras mais premiadas no festival nos últimos três anos: Africa Creative, VML, Gut, AlmapBBDO, DM9, AKQA, David, FCB, Wieden + Kennedy e LePub.
Todas elas, que voltam a Cannes em 2025 na esperança de melhorarem ou manterem seus desempenhos recentes, enviaram um case que acreditam ter chances de conquistar prêmios. Os presentes puderam escolher seus cases preferidos e apontaram “Pedigree Caramelo”, da AlmapBBDO para Pedigree, como o melhor entre os exibidos, com 41% dos votos. Em segundo lugar, com 13%, ficou “We Buy Your Vote”, da David São Paulo para Burger King, seguido por “Romeu e Julieta”, da VML para Bic, com 11%.
Nesta edição, a primeira série de reportagens especiais sobre o Cannes Lions 2025 inclui ainda, nas páginas 22 e 23, uma curadoria com indicações de seminários destacados da extensa programação de conteúdo do evento, onde observa-se uma diminuição na presença de celebridades.
A partir desta semana, Meio & Mensagem faz novamente uma ampla cobertura multimídia do Cannes Lions, com seis profissionais enviados a Cannes e dedicados à produção de conteúdo para o site meioemensagem.com.br/cannes, onde serão publicadas as informações sobre os finalistas e vencedores nos 30 júris, o desempenho das agências, o resumo das palestras e agendas paralelas mais relevantes, entrevistas com líderes participantes e o tradicional blog coletivo Diário de Cannes, que abre espaço para as opiniões dos brasileiros presentes no festival. Nas redes sociais, vídeos exclusivos e os melhores momentos de cada dia; e nas edições semanais, rankings, retrospectos históricos e a análise das principais tendências apontadas pelo festival.
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