Opinião
A representatividade que vale ouro
Se você deseja ter peças que realmente representem o Brasil ao ponto de ganhar um prêmio, você precisa investir em uma equipe mais diversa
Saiba quem serão os vencedores do prêmio que está na cabeça de muitos, mas na estante de poucos
Se você deseja ter peças que realmente representem o Brasil ao ponto de ganhar um prêmio, você precisa investir em uma equipe mais diversa
22 de setembro de 2023 - 14h00
Com certeza, ao longo deste ano, você já deve ter lido algum texto sobre a importância da representatividade do Brasil real em suas campanhas, não é mesmo? E isso, que para mim é uma missão de vida, tornou-se uma missão significativa para agências e anunciantes deste Brasil de meu Deus.
Inclusive, no relatório Effie Report, publicado em julho pelo Meio & Mensagem e Ipsos, constatou-se que 87% dos trabalhos premiados na edição 2022 do Effie Awards Brasil têm como característica a presença de pessoas de diferentes etnias, raças e gêneros.
Isso por si só já poderia ser um ótimo impulsionador para agências e anunciantes investirem em inserir o Brasil real em suas campanhas publicitárias. Tudo isso não é apenas para demonstrar que aquela empresa está atenta ao momento atual e a todas as demandas de uma sociedade que, inclusive, escolhe seus produtos e serviços com base em marcas que compartilham propósitos semelhantes aos seus. De acordo com um estudo recente da Accenture, 83% dos brasileiros valorizam marcas preocupadas com a inclusão e a representatividade do Brasil real, ou seja, o Brasil que se assemelha à realidade daquele consumidor, e não um comercial pré-fabricado com rótulo “Made in Europa”.
E vou lhe contar um segredo: se você deseja ter peças que realmente representem o Brasil ao ponto de ganhar um prêmio, você precisa investir em uma equipe mais diversa, uma equipe que reflita o Brasil real, uma equipe composta por pessoas pretas, faveladas e LGBTQIAPN+.
Está mais do que na hora, caro leitor, de termos uma publicidade autêntica, uma publicidade que represente os brasileiros, e não apenas os amigos da quadra de beach tennis ao lado da agência
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