Agronegócio digital
As futuras estratégias da área estão focadas em canais digitais: redes sociais, aplicativo e site, com dicas e orientações sobre orgânicos
As futuras estratégias da área estão focadas em canais digitais: redes sociais, aplicativo e site, com dicas e orientações sobre orgânicos
(Crédito: Reprodução)
Tenho percorrido muitas fazendas e conversado com muitos produtores rurais, de várias localidades do Brasil. Há alguns dias, estive em Ibiúna, interior de São Paulo. O proprietário, produtor de frutas e legumes, me contou sobre o seu projeto de lançar um e-commerce de produtos orgânicos.
Entusiasmado, me revelou detalhes: “Quero conectar diversos produtores com os varejistas. Mas, somente os produtores que, assim como eu, apostam em produtos orgânicos”.
Tomamos um café e ele complementou: “Sabe, esse é um grande mercado. Fiz uma ampla pesquisa, conversei com varejistas e amigos produtores. Todos nós estamos animados para esse mercado. Tem muito potencial”.
Essa postura do produtor é um ótimo exemplo de “gestor do campo”. Se foi o tempo em que o agricultor somente plantava e colhia, agora ele está preocupado com os recursos naturais, o futuro do planeta e uma gestão equilibrada e consciente. Ele é um sábio do campo.
Mais adiante, o produtor me revelou algumas de suas futuras estratégias, focadas em canais digitais: utilizar as redes sociais, criar um aplicativo e desenvolver um site, com dicas e orientações sobre orgânicos.
Ele justificou: “Precisamos conscientizar a população sobre a importância dos orgânicos. Falar dos benefícios, das verdadeiras transformações que a sociedade pode e vai passar com esses novos produtos”.
Fomos tomar mais um café. No último gole, ele me perguntou: “O que você acha disso? Tem futuro, não tem?”.
Respondi, após respirar um pouco: “Estão surgindo muitas tecnologias para o agronegócio, muitas delas são repetitivas, tornando algumas tecnologias commodities. Então, precisamos tomar cuidado. A tecnologia não pode ser a salvação do mundo, mas sim uma evolução natural das práticas agrícolas”.
Ele ajeitou o chapéu. Continuei, lançando um pergunta: “Seu projeto é a salvação do mundo ou uma evolução natural?”.
“Uma evolução natural”, disse ele.
“Então, tem futuro”, falei.
Encerramos a conversa.
Compartilhe
Veja também
E se o Cannes Lions premiasse as melhores parcerias do ano?
Num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação
Os cases gringos mais memoráveis de Cannes 2025
Iniciativas como The Final Copy of Ilon Specht, vencedor do Grand Prix de film, são exemplos de consistência das marcas e reconhecimento a quem faz parte da história delas