Ciência comprova: intuição também vende
É bom ter em mente que o erro possui um valor intrínseco nas criações
É bom ter em mente que o erro possui um valor intrínseco nas criações
Awareness, Funil, Consideração, Conversão, Asset, ESG, IA. Recorro sempre a tais conceitos e métricas e, claro, sou entusiasta de tudo o que possa levar a melhores resultados. Contudo, já estivemos, como atividade, mais equilibrados. Ciência é ótimo, mas quando mesclada à intuição, fica ainda melhor.
É bom ter em mente que o erro possui um valor intrínseco nas criações.
Veja-se o caso da borracha. Charles Goodyear estava trabalhando numa pesquisa quando acidentalmente derramou uma mistura de látex e enxofre em cima do fogão quente. Em vez de resultar em desordem, a mistura ficou mais rígida e elástica. Ou seja, ele acabara de, sem querer, inventar a vulcanização.
A descoberta foi um marco na indústria da borracha, tornando-a mais útil e versátil para uma ampla gama de aplicações, como pneus, mangueiras e diversos produtos industriais.
Lembro-me ainda, nesses momentos, de Júlio Ribeiro, o criador da Talent. Trabalhei quatro anos sob sua batuta e obtive grandes lições sobre como se deve lançar mão dos conhecimentos sistematizados e dos que vêm das Musas.
Certa feita, após uma exitosa campanha para o Estadão, o grupo ofereceu a Júlio a conta de Guias Oesp (tempos pré-internet, ainda das Páginas Amarelas!).
Satisfeitos com o impacto da comunicação nas assinaturas do jornal, granjearam uma verba considerável e lhe deram carta branca para propor o que desejasse.
Como sempre fazia, Júlio logo iniciou a sua “diagnose”: processo em que se embrenhava por dias no cliente para descobrir ralos. Em seguida, convocou a Criação e, nos brindando com um conceito que resumia a ópera toda, disse:
Fiquei à testa da campanha, que reputo uma das mais longevas e memoráveis que ajudei a efetivar.
Na data aprazada, fui com o mestre apresentá-la ao board. A diretoria estava curiosíssima para saber o que trazíamos naquela pasta de papel-cartão. Júlio, porém, declarou:
Houve um muxoxo geral. Ele aclarou:
Em seguida, puxou um cartão social do bolso e o entregou ao diretor de marketing. Foi direto e reto:
Foi como se deu. Estadão e Guias Oesp permaneceram na Talent por vários anos. Isso mostra que, quando os dados se encontram com a intuição, os resultados se expandem, feito uma borracha quando é esticada.
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