Compreender a dupla jornada das mulheres é a chave para aumentar nossa representatividade

Buscar

Compreender a dupla jornada das mulheres é a chave para aumentar nossa representatividade

Buscar
Publicidade

Opinião

Compreender a dupla jornada das mulheres é a chave para aumentar nossa representatividade

Empresas precisam entender, de fato, todas as questões envolvidas no cotidiano feminino e podem estabelecer políticas que minimizem possíveis atritos


8 de março de 2024 - 12h56

Ao longo de toda a minha carreira, e inclusive na JCDecaux, eu sempre pude lidar com muitas mulheres em cargos de liderança. Eu nunca senti dificuldades por ser uma, mas eu sei que isso não é um retrato da realidade – os números falam por si. A representatividade pode e deve aumentar, principalmente, a partir de iniciativas dos maiores players do mercado. Na JCDecaux, 44% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Ou seja, as grandes companhias globais já têm objetivos relacionados ao aumento dessa representatividade nas posições de gestão.

Essa tendência já é vista também no mercado publicitário e nos mostra algo muito importante: olhar para o futuro permite mudanças. O principal desafio que nós enfrentamos está relacionado muito mais à dupla jornada diária que temos como mães e profissionais. Vivemos em busca do equilíbrio: superar os desafios profissionais sem deixar de lado nossa família. E isso é – extremamente – complicado. No meu caso, minha filha pequena exige muito de mim e eu também me cobro por estar presente na vida dela o máximo possível, e ao mesmo tempo por também estar presente no trabalho o máximo possível. As mães e as mulheres são protagonistas e possuem um papel exclusivo que não pertence aos homens (sem ofensas, por favor, mas sabemos que os filhos exigem mais das mães).

A dupla jornada como mães e profissionais pode deixar algumas mulheres inseguras e sem confiança. Mas eu penso ao contrário: essa situação mostra que somos muito capazes e eleva a nossa autoestima, além de fortalecer nossas habilidades femininas incomparáveis de manter o foco em diferentes questões ao mesmo tempo; realizar múltiplas tarefas com capricho e dedicação; fazer a gestão de inúmeras demandas simultaneamente; compreender as necessidades específicas de cada um dos contextos que vivemos; sermos resilientes.

Dessa forma, a representação feminina na publicidade vai aumentar ainda mais quando as empresas entenderem de fato todas as questões envolvidas na nossa dupla jornada e legitimarem os desequilíbrios naturais que vão surgir em alguns momentos. E isso fica mais fácil tendo lideranças femininas. Nós trazemos mais autenticidade para o corpo diretivo de uma empresa. Temos a tendência de ser mais compreensivas, versáteis e respeitar as necessidades das mulheres. Tomamos decisões rápidas sobre temas sensíveis. Possuímos uma cultura mais colaborativa de trabalho e uma visão mais holística sobre o negócio.

Essas características exclusivas do universo feminino não são novas, pelo contrário, vêm desde a ancestralidade. Portanto, além de as empresas de publicidade definirem metas que incluam o aumento da representatividade feminina nos cargos de liderança, elas devem:

1. Aprimorar os programas de treinamento e workshops sobre os desafios que nós enfrentamos com a dupla jornada diária.
2. Oferecer horários flexíveis levando em conta nossa realidade.
3. Organizar programas de mentoria exclusivos para as mulheres.
4. Conectar as mulheres com outras profissionais do mercado, em busca de inspiração e de experiências que sirvam de exemplo.

Eu já tive o privilégio de trabalhar com líderes inspiradoras, cada uma da sua maneira e com sua própria história de vida, mas que me ensinaram coisas em comum e que eu gostaria de compartilhar também com vocês. Tenham orgulho de falar das suas conquistas, sejam autoconfiantes. Jamais percam a capacidade de influência, a determinação e a coragem que nos movem todos os dias.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cativar o consumidor

    Como os programas de fidelização podem impulsionar estratégias de negócios B2B e B2C?

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto