Cotação da atenção derruba bolsa da efetividade
A atenção é a moeda mais valiosa da comunicação.
Cotação da atenção derruba bolsa da efetividade
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BuscarA atenção é a moeda mais valiosa da comunicação.
Se o mercado de comunicação tivesse uma moeda própria, ela seria a “atenção”.
De todos os indicadores de efetividade, ela é a mais importante já que todas as outras derivam dela. Sem ela, todo resultado está comprometido. Acontece que a taxa de câmbio da atenção está nas alturas influenciada por um contexto inevitável. Existem dois principais fatores que tem influenciado nessa valorização.
Uma delas é a diminuição da sua oferta. Mesmo que as pessoas estejam passando diante das telas, a capacidade de se aprofundar nos temas ou de engajar em algo está comprometido. As pessoas estão em um eterno looping zapeando nas mídias sociais
dado a quantidade de oferta de estímulo e do ciclo de recompensa imediata recebido por algum algoritmo já incorporado.
Já pensou o que seu plano de comunicação precisa fazer para tirar alguém do candycrush?
Além disso, a competição pela disponibilidade mental das pessoas cresceu exponencialmente. Na comunicação o concorrente não é só a marca do segmento, mas um creator do tiktok, uma promoção irresistível na blackfriday, um meme que surge de uma casualidade na Copa do Mundo. Alguns negacionistas dizem que a atenção não é tão importante assim e que comunicação tem é que focar no objetivo do negócio e falar de atributo de produto, consideração e conversão. Só precisa combinar com os Russos.
O fato é que uma coisa depende da outra. Sem atenção, não tem meio e fim de funil. Tudo começa com o interesse do consumidor, que na prática é uma pessoa que precisa de um bom motivo para notar algo novo. Entrar na conversa falando de si próprio sem considerar sobre o que as pessoas falam é como ser o chato que deixa de ser convidado para os roles das comunidades.
É negócio das marcas é vender um produto ou serviço, o negócio da comunicação é vender atenção. Com atenção, as marcas vendem seus produtos. É básico e não tão simples, mas a falta de efetividade na maioria dos casos tem a ver com o fato de se desconsiderar isso.
– Quantas campanhas seu sobrinho é capaz de lembrar?
– Quantas marcas são lembradas na compra por causa da comunicação?
– Quantos skips separam a propagando que realmente entretêm?
A atenção é o indicador mais caro para se obter resultado. Só que não é só dinheiro que compra atenção.
Existe uma variável fundamental para a conquista da atenção e ela se chama, criatividade. Ela é a única moeda capaz de se equiparar nessa taxa de conversão. A tal criatividade, atualmente tão subestimada, escorraçada e negligenciada.
A criatividade é a porta de todos os outros resultados. Uma moeda fortemente influenciada pelo contexto, novos formatos e pela tecnologia.
Um modelo de atribuição é só um corpo que precisa ser ocupado por essa faísca que é a alma do negócio. Uma chama que se alimenta desse tal oxigênio.
Se uma campanha publicitária não tem esse elemento, ele já falhou. É a forma mais eficiente de perder dinheiro.
Na maioria dos casos, a coragem é um atributo dos loucos. Não na comunicação, afinal só louco gosta de rasgar dinheiro.
Coragem!
Afinal, quem não converte, não se diverte.
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