Farol do futuro
Com espírito vanguardista, projeto 100 Dias de Inovação busca antecipar movimentos que impactam o consumo, introduzem novos parâmetros de engajamento do público e viabilizam ações mais eficazes para as marcas
Por mais que a sensação de muitos seja a de que os dias continuam iguais, o alvorecer de um novo ano sempre provoca reflexões sobre as nossas perspectivas pessoais e profissionais. 2026 chega com dois pontos principais de atenção no calendário do País. A Copa do Mundo, com configurações inéditas traçadas pelo número recorde de 48 seleções, duração de 39 dias, de 11 de junho a 19 de julho, e três países-sede, Estados Unidos, Canadá e México. Depois, as eleições brasileiras, nos dias 4 e 25 de outubro, para as quais se espera um novo embate polarizado, com extremos que provocam engajamento usando qualquer oportunidade que apareça, até mesmo o comercial de fim de ano de Havaianas. Bem mais tenso, o cenário geopolítico global não deu folga nem no Réveillon, com a inédita invasão norte-americana a um país da América do Sul, para captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro.
Intrinsecamente sujeita aos desdobramentos dos fatos econômicos, políticos e sociais, a indústria de comunicação, marketing e mídia seguirá afetada por elementos externos, ao mesmo tempo em que tenta lidar com transformações que moldam seus negócios e relações, mais notadamente o avanço da inteligência artificial, que já produz mensagens capazes de convencer tanto quanto as criadas por humanos. Portanto, é ainda mais essencial acompanhar os eventos que tentam antecipar impactos o consumo, introduzem novos parâmetros de engajamento do público e viabilizam ações mais eficazes para as marcas.
Cumprindo seu papel de ajudar o mercado a navegar melhor nesse imenso oceano de dúvidas e possibilidades, e alimentando o espírito vanguardista já no início do ano, Meio & Mensagem dá a largada ao projeto 100 Dias de Inovação, pelo 8º ano consecutivo. Com a missão de ser um farol que aponta para o futuro da indústria, a iniciativa pretende captar as tendências mais promissoras impostas pelo avanço da tecnologia e pelas transformações culturais, além de injetar inspiração nos planos de pessoas, marcas e empresas.
Nesta semana, cinco jornalistas de nossa equipe estão em Nova York, para a curadoria de conteúdo da 116ª edição do Retail’s Big Show, organizado pela National Retail Federation (NRF), cujos preparativos motivaram a reportagem que está nas páginas 38 a 41. A cobertura completa você acompanha no site meioemensagem.com.br/nrf e nas redes sociais.
As próximas paradas do 100 Dias de Inovação são Barcelona, onde, de 2 a 5 de março, ocorre o Mobile World Congress (MWC), principal fórum sobre conectividade do mundo, que reúne líderes globais das principais empresas de tecnologia e telecomunicações; e Austin, no Texas, para o South by Southwest (SXSW) e seu conteúdo comportamental e cultural, com programação de 12 a 18 de março.
Em 2026, a nossa jornada inovadora contou com um aquecimento especial. Na semana passada, aconteceu em Las Vegas, a Consumer Electronics Show (CES), onde esteve o enviado especial Paulo Aguiar, co-founder do CR_IA, que mostrou as principais novidades da feira e os bastidores do encontro que reúne lideranças globais de tecnologia e dita tendências para o futuro de toda a indústria. O conteúdo continua disponível nas redes sociais de Meio & Mensagem.
Outra iniciativa já tradicional das primeiras semanas do ano se materializa nesta edição pelo 15º ano: o ranking das melhores agências em novos negócios. A análise aponta como vetores principais de crescimento para o mercado nacional as bets e as marcas chinesas, que seguem injetando verbas disputadas, e a força da atuação sinérgica das holdings, nacionais e globais, para a atração de anunciantes e expansão em verbas de empresas já atendidas.
Após o monitoramento de mais 280 mudanças de contas no ano passado, Meio & Mensagem aplicou parâmetros específicos, detalhados na reportagem das páginas 14 a 16, para destacar o desempenho das agências Galeria, Publicis Brasil, Suno United Creators, BETC Havas, Milà, Monks e Artplan. As relações entre agências e anunciantes provam que tão importante como conquistar — e, às vezes, até mais difícil — é manter. Um ensinamento que vale também para vários outros plano de ano novo.