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Marcas, preparem-se para a Realidade Aumentada

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Opinião

Marcas, preparem-se para a Realidade Aumentada

Durante o evento F8, Mark Zuckerberg deixou claro que RA é a aposta do Facebook para substituir o mobile


18 de maio de 2017 - 16h29

Vivemos um momento de total amadurecimento da mídia digital e, em especial, da mídia mobile. Celular é a primeira tela para a maioria da pessoas e, de acordo com estudo recém-divulgado pela FGV, chegaremos na densidade de um smartphone para cada habitante no Brasil ainda este ano.

Foto: Reprodução

Esse cenário gera uma dificuldade em aumentar o time spent (quanto mais time spent, mais publicidade) das pessoas com seus celulares. Por isso toda a indústria está perguntando: Qual é a próxima plataforma? Para Zuckerberg, a Realidade Aumentada é a resposta.

Realidade Aumentada, RA ou Mixed Reality, é a fusão do mundo real com elementos virtuais. O exemplo recente mais conhecido é o jogo Pokemon Go, com o qual a tela do seu celular colocava monstrinhos digitais nos espaços à sua volta. O futuro imaginado pelo fundador do Facebook, e por muitos outros líderes da indústria digital, está no uso de óculos ou lente de contato que irão automaticamente inserir os mais diversos elementos digitais no mundo à nossa volta.

Imagina ao olhar para uma pessoa, que acabou de conhecer, e aparecer um cartão virtual com o perfil dela no LinkedIn. Para quem viu o episódio 1 da terceira temporada de Black Mirror, dá para ter uma boa noção do que está por vir.

Durante a décima edição do evento anual F8, o Facebook apresentou uma proposta de ponte entre o momento atual baseado em mobile para esse novo mundo da RA nos seus olhos. Nos moldes do Pokemon Go, a proposta é usar a câmera do seu celular para incluir elementos digitais à sua volta. Os exemplos apresentados vão de animações de chuva em cima de uma planta de verdade até pequenos tubarões em volta da tigela de cereal para entreter seu filho.

As possibilidades para as marcas são enormes: Imagine se ao apontar o celular para um produto da sua marca (ou do seu concorrente) no supermercado, o consumidor ter acesso a conteúdos relacionados ou outras ofertas? Duas ferramentas, apresentadas durante esse evento, já estão disponíveis para testes nesse sentido: Frame Studio e AR Studio. Basta baixar e começar testar.

Esse cenário onde a propaganda sai das telas e interage diretamente com o mundo à nossa volta mudará (novamente) drasticamente a forma das marcas se conectarem às pessoas. Prepare-se, pois o jogo já começou!

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