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Opinião

O poder (quase) invisível dos micro influenciadores

Para as marcas com verbas reduzidas que querem implementar estratégias de comunicação digital segmentada, a vantagem é que o micro influenciador fala com o público certo e, por isso, a taxa de conversão é maior, seja qual for seu KPI


1 de março de 2018 - 11h01

Créditos: pixelfit/iStock

Os influenciadores são, sem dúvida, uma das maiores novidades da indústria da comunicação nesta segunda década do século 21. Impulsionados pela geração dos millennials, esses carismáticos personagens cativam milhões de fãs com sua espontaneidade, suas histórias e humor, criando uma proximidade muito maior do que aquela com as celebridades tradicionais, permitindo um nível de aproximação que as marcas jamais conseguiriam organicamente ou com estratégias de marketing convencional. Nesse universo, surgiram nos últimos anos milhares de pessoas que passaram a compartilhar em seus canais na internet a paixão pelos seus hobbies preferidos. São pessoas que levam a atividade de criação de conteúdo como uma atividade rotineira, sem pretensões ou qualquer tipo de renda. Muitos são bem jovens, estão na escola ou faculdade e é de lá ou na própria família que conseguem seus primeiros seguidores. É assim, quase sempre, que nascem o que hoje chamamos de micro influenciadores, aqueles que chegam cirurgicamente onde a pulverização do poder de comunicação dos grandes influenciadores e celebridades muitas vezes não alcança.

Compartilhando em seu canal informações sobre algo que gosta muito, o micro influenciador naturalmente atrai pessoas com o mesmo gosto e que passam a acompanhar o conteúdo. O alcance inicialmente é limitado, muitas vezes até regional, mas o contato é muito mais próximo com seus seguidores, interagindo e produzindo conteúdo ainda mais específico, quase que on demand em alguns casos. A relação com essas microcomunidades é pautada por credibilidade, valores, engajamento e acesso, o que torna essa personalidade uma fonte confiável, mais próxima à sua realidade, deixando as ações de mídia mais humanizadas. Em tese, qualquer pessoa pode ter esse poder, como aquele amigo que recomenda uma viagem, um restaurante, livro, um filme ou serviço especializado. A visibilidade certamente é menor, mas com algumas dezenas de pequenos influenciadores é possível alcançar o mesmo público com um investimento bem mais baixo. São centenas de pessoas comuns representando as marcas e impactando milhares de pessoas em suas redes.

Conhecendo o público alvo, seu conteúdo preferido e qual mensagem deve ser transmitida, pode-se vasculhar as redes e facilmente encontrar canais que façam sentido para a campanha. E, no fim das contas, nada melhor do que ter como embaixador da sua marca influenciadores que compartilhem as mesmas paixões

Muitas vezes, o micro influenciador pode receber produtos ou benefícios ao invés de dinheiro e para ele, ser parceiro de várias marcas, principalmente daqueles que ele defende, é importante para dar continuidade ao seu hobby no universo digital. Por incrível que pareça, a acessibilidade aos influenciadores menores lhes dá a vantagem de engajar uma fatia maior de seus seguidores, mais até do que muitos grandes influenciadores. Para chegar a eles, muitas vezes basta uma mensagem via inbox e a maioria deixa seu e-mail disponível em suas páginas e canais. Eles são a nova geração de influenciadores que podem ter ações monetizadas com a capacidade de atingir a cauda longa.

Para as marcas com verbas reduzidas que querem implementar estratégias de comunicação digital segmentada, a vantagem do micro influenciador é que ele fala com o público certo e, por isso, a taxa de conversão é maior, seja qual for seu KPI. Apesar do custo menor, é preciso atenção na negociação. É fundamental negociar e deixá-lo tranquilo com um pagamento justo, ainda que muitas vezes o pagamento esteja apenas em receber o produto ou serviço gratuito. Muitas vezes será possível encontrar centenas de pessoas similares, produzindo conteúdo e que, juntas, alcançam números equivalentes aos dos grandes influenciadores.

Um segmento que tem sido bem sucedido em estratégias com micro influenciadores: o público nerd. Os potenciais parceiros podem ser identificados em canais no YouTube. Na prática, o papel importante que eles desempenham no topo do funil de vendas é o de apresentar produtos e criar interesse. Como os micro influenciadores geralmente são especialistas nos assuntos que abordam, falam com bastante propriedade sobre aquilo e, dessa forma, transmitem muita confiança e criam desejo.

Uma importante dica para marcas que querem apostar em micro influenciadores é entender que eles não podem ser considerados canais de vendas de último clique. A maior parte das pessoas que acessam sites para realizar compras, o fazem duas ou três vezes até finalizar. Os micro influenciadores criam o awareness. A conversão direta será quase sempre baixa, mas se forem feito filtros de atribuição, esse impacto tem efeito multiplicador de dezenas de vezes.

O conselho que fica para os anunciantes é que olhem para sua atual base de seguidores. Lá, já é possível encontrar micro influenciadores, que, de alguma forma, já interagem com a marca. Promover seu negócio por meio de alguém que já tenha o interesse pelo seu produto ou serviço será mais fácil, convincente e efetivo. Conhecendo o público alvo, seu conteúdo preferido e qual mensagem deve ser transmitida, pode-se vasculhar as redes e facilmente encontrar canais que façam sentido para a campanha. E, no fim das contas, nada melhor do que ter como embaixador da sua marca influenciadores que compartilhem as mesmas paixões.

 

Créditos do banner: filo/iStock

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