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O que explica sucesso do Caboré?

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Opinião

O que explica sucesso do Caboré?

Prêmio chega à 45ª edição mantendo constância e estabilidade raras, preservando estrutura seletiva original, mas investindo na renovação para refletir o momento atual da indústria e, ao mesmo tempo, apontar para sua evolução


1 de outubro de 2024 - 14h00

Muitas premiações da indústria de comunicação, marketing e mídia sofrem transformações para preservarem sua relevância. Muitas ficam pelo caminho e são descontinuadas. Outras sobrevivem, mas são desfiguradas em relação à sua origem para atender demandas capazes de mantê-las em pé, viáveis e atrativas. Entre as exceções, a mais notável é o Caboré. Mas, o que explica o sucesso da principal premiação do setor no mercado brasileiro há 45 anos, período em que transformações avassaladoras mudaram totalmente a configuração de forças em praticamente todos os seus setores?

O prêmio, realizado por Meio & Mensagem, mantém constância e estabilidade raras para premiações do setor. Acontece anualmente, sem interrupções, desde 1980, sempre na primeira semana de dezembro, para coincidir com o 04/12, o Dia Mundial da Propaganda, com formatação muito parecida com a das edições iniciais, com o total de categorias passando das dez do início para as 14 desta 45ª edição — estrutura inalterada desde 2019, quando foi adicionada a área de Profissional de Inovação. Nesse aspecto, demonstra a força da tradição, ao seguir na contramão de muitas premiações que incham a quantidade de troféus distribuídos.

Entretanto, mesmo preservando sua estrutura seletiva original, há outro aspecto complementar que ajuda a justificar sua resiliência, especialmente na última década, e o faz conseguir se manter atual: a renovação nas listas de indicados. Dos 42 concorrentes em 2024, 29 nunca concorreram e 35 jamais ganharam. Somente seis indicados em 2024 já têm a coruja mais desejada do mercado. Nas oito categorias voltadas a profissionais, dos 24 indicados, 22 nunca venceram e 16 têm a sensação inédita de estar entre os convocados. As mulheres são maioria entre essas indicações, totalizando 13 menções. Desta forma, consegue contemplar a pluralidade, mesmo conservando sua característica seletiva.

Neste ano, os indicados voltaram a ser surpreendidos pelas gaiolas que representam a indicação de profissionais e empresas ao prêmio. Elas foram entregues na semana passada aos concorrentes poucos minutos antes da divulgação pública ser feita nas redes sociais de Meio & Mensagem, que somam mais de 1,2 milhão de seguidores.

Os indicados ao Caboré são definidos após análise editorial que procura refletir não apenas a diversidade de profissionais do mercado, mas também os variados ramos de atuação das empresas nele atuantes. O crivo pelo qual passam os nomes considerados para figurar entre os finalistas é fundamental para que a lista reflita o momento atual da indústria e aponte para sua evolução. Essa análise leva em conta as sugestões enviadas pelos membros do Círculo Liderança, benefício exclusivo do plano de assinaturas corporativas de Meio & Mensagem. O aumento no último ano na quantidade de profissionais participantes do Círculo faz o total de indicações do mercado recebidas em 2024 ser o maior dos últimos anos.

Os vencedores do Caboré são escolhidos pelos assinantes de Meio & Mensagem, em votação online auditada pela PwC, que, neste ano, estará aberta de 28 de outubro a 28 de novembro. O voto é atrelado ao CPF, portanto, só pessoas físicas conseguem participar, mesmo nos casos de assinaturas corporativas, e a votação é restrita a assinantes ativos antes da divulgação da lista de indicados, o que impossibilita o investimento de concorrentes em novas assinaturas para aumentarem seu potencial de vitória.

A cerimônia de premiação do Caboré acontecerá no dia 4 de dezembro, no Espaço Monte Líbano, em São Paulo. É evidente que todos os indicados, e muitos outros profissionais e empresas, sonham em colocar a coruja na estante. Mas, se há um prêmio em que a máxima de que competir já é uma vitória faz sentido, esse prêmio é o Caboré. Os próximos dois meses, período que separa a indicação da revelação dos vencedores, são o melhor momento para os concorrentes desfrutarem o reconhecimento e o carinho do mercado e, em muitos casos, mudarem suas trajetórias, impulsionados por estarem na lista — algo que já está acontecendo desde a semana passada.

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