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Opinião

O sonho importa mais do que a tecnologia

Ter um propósito claro e que vá ao encontro das aspirações das pessoas é fundamental


16 de junho de 2017 - 8h00

Jack Ma é o fundador do Alibaba Group. Esse ex-professor que, de acordo com Forbes, é atualmente o segundo homem mais rico da China, tem um patrimônio líquido de mais de US$ 22 bilhões. Mesmo tendo feito sua fortuna com negócios totalmente baseados na Internet, ele disse em um evento: “Não é a tecnologia que muda o mundo, mas os sonhos por trás da tecnologia”.

Em seu discurso de abertura na feira de tecnologia CeBIT 2015 em Hannover, na Alemanha, Ma disse que não teria tido o sucesso que tem hoje, caso fosse a tecnologia o fator determinante. “Não sou treinado em tecnologia. Não sei nada sobre os computadores e conheço um pouco sobre a Internet, mas eu tenho um grande sonho de querer ajudar as pequenas empresas. São os sonhos que impulsionam o mundo e não apenas a tecnologia”, acrescentou.

Foto: CeBIT/Divulgação

Conheci recentemente essa declaração de Ma e fiquei bastante impactada ao perceber o quão apropriadamente ela resume tudo o que vem sendo falado sobre propósito e relevância das marcas.
Em minhas palestras, enfatizo que são cinco os pilares que atraem a atenção das pessoas: Informação, Educação, Entretenimento, Utilidade e Inspiração.

Todos esses pilares têm uma coisa em comum: movem as pessoas de maneira muito direta e pessoal naquilo que faz diferença para as suas vidas. Seja para um momento imediato de prazer ou um impacto mais duradouro e de longo prazo.

Sou apresentada constantemente a novas ideias e negócios, movidos pela tecnologia, mas que se esquecem de fazer a mais básica de todas as perguntas: “Que diferença o seu serviço, seu produto, sua marca, fará na vida daqueles que supostamente se interessariam em comprá-lo?”.
E é incrível, pois algumas vezes fiz essa pergunta diretamente a interlocutores com as mais diversas formações e calibres decisórios dentro de suas organizações e, muitas vezes, não tive uma resposta clara e objetiva como retorno.

Vivemos num mundo onde – como já é sabido e repetido – as pessoas têm cada vez mais acesso a conhecimento, produtos e serviços personalizados e moldados às suas necessidades. Elas podem escolher entre centenas (às vezes, milhares) de opções para qualquer coisa na qual estejam interessadas – marcas, serviços ou atividades.

Sendo assim, ter um propósito claro e que vá ao encontro das aspirações das pessoas, é fundamental para qualquer negócio e marca que deseje ter sucesso. E por uma simples razão: os consumidores têm muitas outras opções para escolher e muitos caminhos para fazer essa escolha. A sua marca só será escolhida se for autêntica e verdadeiramente relevante.

A tecnologia pode – e deve – ser uma grande aliada na sua oferta para os clientes, pois com ela é possível garantir padrões de qualidade, atendimento e personalização em escalas jamais vistas anteriormente.
Quando estiver criando a sua oferta, produto, campanha ou discurso de vendas, lembre-se de se fazer uma pergunta básica: “Qual é o sonho que estou ajudando a realizar?”. Com certeza isso te dará um caminho muito mais forte para ser o parceiro escolhido.

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