Premiunização para avançar

Buscar
Publicidade

Opinião

Premiunização para avançar

Fazer leituras rasas dos cenários econômicos pode restringir oportunidades de negócios


23 de abril de 2024 - 6h00

Pensa comigo: em um mundo que ainda convive com os efeitos inflacionários e o aumento no custo de vida herdados da pandemia, a melhor estratégia do marketing para 2024 é investir em promoções e descontos, certo? Depende. De fato, tem havido uma migração dos consumidores para produtos de marcas próprias dos varejistas, além da preferência por lojas mais populares e acessíveis e do interesse por marcas locais. No entanto, um movimento que vai na direção contrária está ganhando força: a premiunização.

Trata-se de um conceito que não é novo, envolvendo o consumo de bens sofisticados. Lembra da onda dos produtos gourmet? A premiunização é parecida e indica a excelência de uma determinada categoria. Segundo o Marketing Trends 2024 da Kantar, é uma das mais fortes tendências de marketing para o ano, revelando-se um conceito essencial no mercado, especialmente quando tratamos de marcas que fabricam e vendem produtos de alto valor agregado, como eletrônicos de consumo – TVs, eletrodomésticos e soluções para a casa inteligente. Neste ano, a empresa que oferecer um portfólio customizado e sofisticado, em pleno cenário macroeconômico desafiador, maximiza as chances de colher bons frutos. Mas qual a fórmula mágica dessa estratégia?

O pulo do gato é garantir a sincronia entre preço e valor, um modelo que combina percepção relativa do preço das marcas com o poder de precificação, ou seja, como as pessoas vêem a marca e o quanto estão dispostas a desembolsar. Em 2023, 52% das marcas incluídas no levantamento da Kantar haviam adotado esse modelo. Em 2020, eram 42%. Nesse sentido, é necessário deixar claro que os atributos dos produtos e serviços a diferenciem da concorrência. Para exemplificar, no mercado de TVs faz toda a diferença contar com portfólio completo, com várias opções de polegadas e diferentes tecnologias de exibição, design e serviços de streaming e games embarcados.

O consumidor já está apto a checar preços e fazer comparativos na internet, comprando ou não no ambiente físico, levando três pontos principais em sua avaliação: 1) correspondência entre as expectativas de preço e a realidade do mercado; 2) checar se o valor da marca é suficiente para justificar os preços praticados, uma relação direta com a percepção do valor agregado; 3) e a barganha por algum valor adicional. Trata-se de uma ação que tem o poder de diferenciar ainda mais a marca e que permite consolidar a oferta de produtos premium como uma estratégia de sucesso.

Apostar na premiunização não apenas coloca a marca na vanguarda, mas também a capacita a atender às crescentes demandas de diferentes tipos de consumidores, boa parte interessados em vivenciar momentos únicos. A estratégia de oferecer um portfólio ultra especificado e adotar uma gestão de preços eficiente, alinhada com as expectativas do mercado, cria uma relação com os clientes que vai além das simples transações comerciais, proporcionando experiências realmente valiosas que fazem a diferença no dia a dia das pessoas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Web Summit 2024: um marco para mulheres na tecnologia

    Apesar dos avanços, a inclusão de mulheres continua sendo um campo de batalha contra preconceitos de gênero e disparidades salariais

  • A aula dada pelo Itaú e por Madonna

    Ação não é apenas algo fora da curva, é um chamado para que todas as empresas pensem e para que os comunicadores entendam que o mercado mudou