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Opinião

Sua marca está always on ou sometimes on?

Ser e pensar mobile vai garantir sua presença em qualquer hora e lugar, e entregar uma experiência incrível no e-commerce do seu varejo vai contribuir para melhorar o equity de sua marca ou serviço e suas vendas on-line


2 de dezembro de 2016 - 9h00

Foto: Reprodução

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O mercado de comunicação é bastante criativo na invenção de expressões, que rapidamente são adotadas, multiplicadas, mas pouco debatidas e decodificadas – talvez a que tenho visto com cada vez mais frequência nas discussões e briefings é a “preciso de uma estratégia always on” – questionando marqueteiros sobre o tema notei que a maioria das definições correspondia a uma estratégia “sometimes on”, ou seja, de ativação de múltiplos touch points durante a duração de uma campanha. Seria o equivalente a ser casado, mas só estar com seu parceiro(a) durante 2 ou 3 meses do ano, desaparecer e no próximo ano, reaparecer como se nada tivesse acontecido e contando uma outra história.

Mas então o que seria esse “always on”? Você pode estar pensando “não tenho mídia para sustentar uma presença 365 dias por ano. ” Ok, entendo! Mas acredito que é possível construir uma estratégia de “always on”, mesmo com períodos com menor ou nenhuma mídia combinando 4 fatores:

Ecossistema digital – vencer na busca orgânica
Você sabe quantas buscas no Google são feitas mensalmente por sua marca, categoria ou ocasião principal de consumo? Você já refletiu sobre quanto dinheiro investe para alcançar seus consumidores vs quantos deles buscam pelas ocasiões, categoria ou mesmo sua marca e simplesmente não são atendidos? Essa é uma reflexão assustadora, mas poderosa e o ponto aqui é reforçar a importância de se ter um ecossistema digital receptivo para essas buscas. Na grande maioria dos casos temos web-sites pouco atualizados, com experiência de navegação ruim e que não respondem ao que é buscado – um ecossistema bem organizado, tageado e atualizado garante relevância orgânica e autoridade em buscas.

Ativar campanhas – vencer nas buscas patrocinadas
Aqui vale a mesma pergunta sobre comportamento de buscas do item acima. Somado a eventuais campanhas, conteúdos e serviços – você facilita que seu consumidor encontre os ativos ou campanhas de sua marca? Lançar campanhas e esperar pela pesquisa de brand tracking não é mais o suficiente. Estar em qualquer mídia de massa, seja TV ou mesmo redes sociais e não ter uma estratégia de busca é um grande desperdício de oportunidade para trabalhar o funil de marketing, criar ou expandir conversas e até gerar trial ou vendas.

Presença em e-commerce – estar 24/7 disponível
Repare que disse “presença” e não em criar um e-commerce, que é algo bem complexo, mas você já refletiu sobre qual experiência seu consumidor tem ao buscar ou comparar seu produto no varejo online? Arrisco a dizer que na maioria dos casos é uma experiência pobre ou no mínimo incompleta. Num mercado com 68 milhões de e-shoppers, que cresce a dígitos duplos ano após ano, é importante garantir uma experiência incrível nesses pontos de contato, mesmo não sendo proprietários – pesquise como estão as fotos ou descrição de seus produtos ou serviços em diferentes sites de e-commerce.

Mobilidade – estar disponível em qualquer hora e lugar
Num pais com 167 milhões de SmartPhones, mobilidade já deveria estar integrada em tudo o que fazemos. Qual é a sua sensação quando ao buscar algum produto ou serviço no celular você cai num site que não é “mobile friendly”? Ruim, certo? Pense se essa experiência constrói ou danifica o equity dessa marca ou serviço. Pensando no básico, é importante garantir que 100% de sua presença digital seja 100% mobile friendly. Prometo que isso não requer tanto investimento e tempo, mas faz muita diferença.

Se você tiver os 4 pontos acima cobertos tenho convicção que há grandes chances de você estar pavimentando um verdadeiro “always on” no médio prazo, afinal enquanto você ativa sua marca ou serviço, através de mídia paga numa campanha, as buscas serão direcionadas ao seu ecossistema, agora bem organizado e tageado, construindo relevância orgânica nos buscadores. Ser e pensar mobile vai garantir sua presença em qualquer hora e lugar e, finalmente, entregar uma experiência incrível no e-commerce do seu varejo vai contribuir para melhorar o equity de sua marca ou serviço e suas vendas on-line. Faz sentido para você?

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