A decolagem da indústria de games em 2023, sem Aviãozinho

Buscar
Publicidade

Opinião

A decolagem da indústria de games em 2023, sem Aviãozinho

O ano foi bom para os gamers que esperavam bons títulos, mas nunca mais será tão generoso em quantidade como no passado porque as novas tecnologias requerem um alto investimento e profissionais de ponta

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


22 de dezembro de 2023 - 6h00

Fim de dezembro, todo mundo com a paciência do tamanho do saco do Papai Noel, trabalhando o dobro para poder folgar uma semana…hora de fazer o balanço do mercado de videogames 2023.

O ano foi bom para os gamers que esperavam bons títulos, mas nunca mais será tão generoso em quantidade como no passado porque as novas tecnologias requerem um alto investimento e profissionais de ponta. Sendo assim, a tendência é que as grandes publishers produzam cada vez menos títulos, porém com uma qualidade de tirar o fôlego!

Um exemplo é Baldur’s Gate 3, que faturou o GOTY -Game of The Year, no Game Awards 2023, o Oscar dos Videogames. Desenvolvido e publicado pelo estúdio independente Larian Studios, ele levou 3 anos para ficar pronto e obteve as maiores notas da crítica e do público.

O que Baldur’s Gate 3 tem de diferente? Ele é inspirado em um dos ícones dos RPGs de mesa, o D&D (Dungeons & Dragons), e sua jogabilidade permite que as decisões dos jogadores interfiram no resultado do jogo. Esse fator é muito apreciado hoje em dia.

A Sony Interactive Entertainment, fabricante do console PlayStation, recentemente comunicou que vai adiar alguns dos 12 jogos first-party que seriam lançados até março de 2024. Comenta-se que The Last of Us , um dos exclusivos mais cultuados, possa estar na lista.

Lembrando que são os exclusivos que pesam na balança na hora do gamer optar por um PlayStation ou um Xbox neste Natal, a Microsoft colocou no mercado Starfield, RPG de mundo aberto exclusivo para Xbox e PC, desenvolvido pela Bethesda nos últimos 25 anos.

Um fato relevante para países emergentes como o Brasil e que ganhou notoriedade este ano foram as TVs gamers, que dispensam a compra de um console. Segundo a Newzoo, os consoles ainda movimentam US$ 56,1 bilhões, quase um terço do faturamento do mercado global de games que deve gerar US$ 187,7 bilhões em 2023.

Nintendo, a terceira fabricante de consoles, tem um mundo à parte. Fãs do Mario e Zelda nunca pensam em ter outro console. A boa notícia veio das entrevistas que Bill van Zyll, diretor da divisão latino-americana da Nintendo deu na BGS -Brasil Game Show. Segundo ele, a Nintendo decidiu olhar para o Brasil porque o país está apresentando uma taxa de crescimento maior do que a taxa do México, país que lidera o consumo da Nintendo na LATAM; e aproveitou para desculpar-se porque nem todos os títulos estão localizados para Português.

Para 2024, eu espero ansiosamente pelo “pai” dos games survival horror: Alone in The Dark, aguardado para janeiro. Este foi o primeiro jogo que divulguei na minha carreira, nos anos 90, na época ele era desenvolvido pela Atari e distribuído pela Infogrames.

Por falar em velha guarda, aproveito para registrar aqui a aposentadoria de um dos ícones da indústria de videogames. Pete Hines, SVP, Head de Publicação da Bethesda Softworks deixou a indústria depois de 24 anos. E por último, mas não menos importante, a ESA anunciou o fim da E3 (Electronic Entertainment Expo), a maior feira da indústria de videogames do Ocidente, onde eu conheci ícones que fizeram da nossa indústria o que ela é hoje – a maior fonte de diversão do mundo, e que não inclui jogo do Aviãozinho da Blaze, embora influenciadores milionários como Neymar, Gabriel Medina e Felipe Neto circulem pelos dois mundos.
Feliz Natal e muitos games para vocês!

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Levantamento da Nuvemshop aponta maior interferência das redes sociais na venda direta de produtos online no primeiro semestre

  • Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Iniciativa visa reconhecer IA como elemento acelerador do crescimento das empresas na área de varejo e e-commerce no Brasil