Opinião
O Quinto P do Marketing
Ouvi certa vez de Renato Cavalher que, muitas vezes, um quinto P do marketing seria tão estratégico quanto os outros quatro: o P de Polêmica
Ouvi certa vez de Renato Cavalher que, muitas vezes, um quinto P do marketing seria tão estratégico quanto os outros quatro: o P de Polêmica
2 de julho de 2024 - 6h00
Eu me formei em Administração de Empresas no início dos anos 2000. Naquela época, a “bíblia” do marketing era o livro “Administração de Marketing”, de Philip Kotler. Nesse livro, Kotler abordava uma visão mais moderna que fundamenta o pensamento de marketing até hoje: os famosos 4 Ps do marketing. Vale lembrar que esse composto de marketing foi desenvolvido pelo Professor Jerome McCarthy na década de 60 e são eles:
– Produto
– Preço
– Praça
– Promoção
Esses elementos são essenciais para desenvolver uma estratégia de marketing equilibrada e eficaz.
Já atuando no mercado, ouvi certa vez de Renato Cavalher que, muitas vezes, um quinto P do marketing seria tão estratégico quanto os outros quatro: o P de Polêmica.
Há exatamente um ano, escrevi um artigo polêmico sobre uma campanha publicitária que gerou controvérsias tanto nas universidades quanto nas redes sociais. A campanha em questão foi o filme de 70 anos da VW com Elis Regina. Abaixo, um trecho do artigo:
Da ideia, do roteiro, da direção, da inteligência artificial mais natural que existe: o talento humano.
A inteligência artificial está no filme. Todo mundo vê, mas ela aparece como coadjuvante, enquanto a criatividade, que é a inteligência natural se divertindo, está ali, como protagonista.
É muito mais deep do que fake.
É polêmico? Sim! Mas polêmico é o quinto e novo P do marketing.
Em outro determinado momento do artigo, questionei:
“Será que vai ganhar prêmios internacionais? É possível, mas não importa. Ele já ganhou os corações dos brasileiros.”
Após um ano, esses foram os prêmios conquistados:
– Melhor Comercial do Brasil 2023 – Prêmio SBT
– 2 Lápis Amarelos – D&AD Awards – Londres
– 1 Ouro, 2 Pratas e 2 Bronzes – Festival de Cannes 2024
O mundo aplaudiu e reconheceu o trabalho da Almap.
Com o advento das redes sociais, parece que as polêmicas aumentaram. Você já se perguntou como seria a reação das pessoas hoje em dia diante de campanhas que foram consagradas no passado?
Imaginem como seria o comercial “Meu Primeiro Sutiã” sendo lançado em 2024.
Diversas campanhas ao longo dos anos geraram grande polêmica, muitas vezes pela ousadia ou pelo tema abordado. Algumas delas são:
1. Benetton – “Unhate” (2011): Esta campanha mostrava líderes mundiais se beijando, como Barack Obama e Hugo Chávez. A intenção era promover a tolerância, mas gerou reações mistas ao redor do mundo.
2. Pepsi – Kendall Jenner (2017): Este comercial mostrava Kendall Jenner entregando uma lata de Pepsi a um policial durante um protesto, o que foi amplamente criticado por minimizar os movimentos de justiça social.
3. Nike – Colin Kaepernick (2018): A campanha da Nike apresentava o jogador de futebol americano Colin Kaepernick com a frase “Believe in something. Even if it means sacrificing everything.” Foi aclamada por muitos, mas também gerou boicotes de consumidores que discordavam da mensagem.
4. Dove – “Real Beauty” (2017): Uma campanha da Dove que tinha a intenção de celebrar a diversidade de corpos foi criticada por algumas escolhas de imagem que foram consideradas insensíveis.
5. Gillette – “The Best Men Can Be” (2019): Este anúncio abordou a masculinidade tóxica e incentivou os homens a desafiar comportamentos nocivos. Apesar de muitas respostas positivas, também recebeu críticas e boicotes.
Essas campanhas mostram que a polêmica pode ser um poderoso instrumento de marketing, capaz de gerar discussões e aumentar a visibilidade de uma marca. No entanto, é importante que as empresas estejam preparadas para lidar com as consequências e garantir que a mensagem central seja clara e bem-intencionada.
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