OOH no PDV digital: comunicação transformada em mídia
Richard Albanesi, CEO da The Led, explica como as varejistas estão aproveitando o phygital proporcionado pela mídia out of home
OOH no PDV digital: comunicação transformada em mídia
BuscarRichard Albanesi, CEO da The Led, explica como as varejistas estão aproveitando o phygital proporcionado pela mídia out of home
Valeria Contado
17 de novembro de 2022 - 6h03
A relação dos consumidores com as lojas ficou diferente depois do período pandêmico. As compras no ambiente digital passaram a fazer parte da rotina dos clientes, mas o retorno ao presencial proporciona experiências diferentes. Pesquisa realizada pela Opinion Box, com 2.083 pessoas, acima de 16 anos, em julho deste ano, destacou que, nos últimos 12 meses, 73% dos respondentes fizeram compras online. No entanto, nesse mesmo recorte, 70% utilizaram as lojas físicas. Esses dados refletem a adesão desse sistema de compras e da combinação de ambos.
Por isso, muitas varejistas começam a investir em tecnologias, que já estão disponíveis para out-of-home (OOH), no ambiente físico, que ajudam na aproximação com os consumidores. O CEO da The Led, Richard Albanesi, destaca alguns pontos nesse aspecto: o brilho do LED e as imagens em movimento atraem mais a atenção do público e os painéis de LED permitem a veiculação de diversas mensagens no mesmo espaço. O varejista pode promover campanhas promocionais, ofertas, produtos e até campanhas institucionais. E, com a gestão remota de conteúdo, o varejista ganha agilidade para inclusões e trocas de materiais.
Meio & Mensagem – Qual é a principal proposta da mídia out-of-home (OOH) utilizada pelos varejistas?
Richard Albanesi – Quando o varejista digitaliza o ponto de venda (PDV), ele potencializa as possibilidades de transformar a comunicação visual em mídia. E uma mídia potente, já que as mensagens serão consumidas no próprio PDV, na hora e local de compra e decisão de compra, muitas vezes. Um grande exemplo é o setor supermercadista, cuja adesão ao digital é muito forte.
M&M – Como vocês aproveitam os espaços físicos para promover experiências?
Albanesi – A primeira coisa que fazemos é entender os objetivos e necessidades do cliente. Estudamos o espaço, o objetivo e as potencialidades de venda de publicidade que a empresa tem para propormos um projeto com a solução completa em painéis de LED que vá, de fato, atender a essa demanda. Cada empresa/espaço tem demanda e oportunidades a serem aproveitadas. Um de nossos cases, o Sam’s Club, começou projeto com a digitalização de uma loja e já instalou painéis de LED nas pontas de gôndolas em todas as lojas para comercialização de publicidade.
M&M – Como vocês metrificam as campanhas dos clientes?
Albanesi – Já existem diversas soluções para geração de relatórios de performance, seja de espaços de maior atração no PDV, como mapas de calor, seja para métricas de alcance. Essas soluções são desenvolvidas para que os clientes possam oferecer aos seus anunciantes. O content management system (CMS) possui alguns relatórios estatísticos por campanha, mídia, tempo etc.
M&M – Essas campanhas são programáticas?
Albanesi – A mídia programática é o futuro. No mercado de digital out-of-home (DOOH) já é uma realidade, as exibidoras já oferecem essa opção. Oferecemos o sistema de gestão. A The LED, por exemplo, oferece a tecnologia e analytics, porém, a veiculação das campanhas programáticas é decidida pelas empresas exibidoras de mídia. Disponibilizamos o software e os serviços para o gerenciamento de inserções de campanhas nos painéis de LED.
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