Notícias
Inovação aberta cresce em 2023 e martechs acompanham
Segundo levantamento da 100 Open Startups, a contratação de startups por empresas mais do que dobrou no último ano
Inovação aberta cresce em 2023 e martechs acompanham
BuscarSegundo levantamento da 100 Open Startups, a contratação de startups por empresas mais do que dobrou no último ano
Taís Farias
19 de outubro de 2023 - 12h08
Segundo o levantamento, a contratação de startups por empresas mais do que dobrou no último ano (Crédito: RF Studio/Pexels)
A plataforma de inovação aberta 100 Open Startups apresentou o ranking com as startups que mais interagiram com o mercado corporativo ao longo do ano e apontou que a inovação aberta cresce no País.
Segundo o levantamento, a contratação de startups por empresas mais do que dobrou no último ano. O volume de contratos aumentou de R$ 2,8 bilhões para R$ 6,4 bilhões, o que representa crescimento de 130%. O número de startups cadastradas para avaliação também cresceu cerca de 31% na comparação com o ano passado e 3.821 tiveram contratos validados.
Dessa forma, em martechs, startups que unem marketing e tecnologia, 123 empresas tiveram contratos de inovação aberta com grandes corporações validados pela plataforma. O número representa avanço de 4% nos negócios. Em primeiro lugar no ranking, ficou a Driva, solução de inteligência de mercado e geração de leads.
Na sequência, aparecem a Instanteaser, que usa tecnologia para produzir vídeos customizados em motion design, e a AntennasBI, focada em consumer insights mobile. Confira o ranking completo:
(Crédito: Ranking 100 Open Startups)
Assim, para alcançar posição no ranking, foi necessário atingir 62 pontos medidos a partir da quantidade e tipo de relações de inovação aberta firmadas com companhias. Entre as martechs destacadas, cinco não faziam parte do ranking no ano passado.
Por fim, inteligência artificial (IA), customer experience e big data estão entre áreas de aplicação que mais apareceram entre as participantes. Já os setores que mais se relacionaram com startups foram: bens de consumo e alimentação (15,6% dos relacionamentos), varejo e distribuição (8,2%) e serviços profissionais (7,5%).
“As martechs que se destacam estão sabendo aplicar melhor as tecnologias. O que diferencia é o sucesso da aplicação de tecnologia, para questões que estão relacionadas no marketing ao relacionamento com o consumidor”, analisa Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups.
Compartilhe
Veja também
Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?
Levantamento da Nuvemshop aponta maior interferência das redes sociais na venda direta de produtos online no primeiro semestre
Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce
Iniciativa visa reconhecer IA como elemento acelerador do crescimento das empresas na área de varejo e e-commerce no Brasil