Inovação aberta cresce em 2023 e martechs acompanham
Segundo levantamento da 100 Open Startups, a contratação de startups por empresas mais do que dobrou no último ano
Inovação aberta cresce em 2023 e martechs acompanham
BuscarSegundo levantamento da 100 Open Startups, a contratação de startups por empresas mais do que dobrou no último ano
Taís Farias
19 de outubro de 2023 - 12h08
A plataforma de inovação aberta 100 Open Startups apresentou o ranking com as startups que mais interagiram com o mercado corporativo ao longo do ano e apontou que a inovação aberta cresce no País.
Segundo o levantamento, a contratação de startups por empresas mais do que dobrou no último ano. O volume de contratos aumentou de R$ 2,8 bilhões para R$ 6,4 bilhões, o que representa crescimento de 130%. O número de startups cadastradas para avaliação também cresceu cerca de 31% na comparação com o ano passado e 3.821 tiveram contratos validados.
Dessa forma, em martechs, startups que unem marketing e tecnologia, 123 empresas tiveram contratos de inovação aberta com grandes corporações validados pela plataforma. O número representa avanço de 4% nos negócios. Em primeiro lugar no ranking, ficou a Driva, solução de inteligência de mercado e geração de leads.
Na sequência, aparecem a Instanteaser, que usa tecnologia para produzir vídeos customizados em motion design, e a AntennasBI, focada em consumer insights mobile. Confira o ranking completo:
Assim, para alcançar posição no ranking, foi necessário atingir 62 pontos medidos a partir da quantidade e tipo de relações de inovação aberta firmadas com companhias. Entre as martechs destacadas, cinco não faziam parte do ranking no ano passado.
Por fim, inteligência artificial (IA), customer experience e big data estão entre áreas de aplicação que mais apareceram entre as participantes. Já os setores que mais se relacionaram com startups foram: bens de consumo e alimentação (15,6% dos relacionamentos), varejo e distribuição (8,2%) e serviços profissionais (7,5%).
“As martechs que se destacam estão sabendo aplicar melhor as tecnologias. O que diferencia é o sucesso da aplicação de tecnologia, para questões que estão relacionadas no marketing ao relacionamento com o consumidor”, analisa Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups.
Compartilhe
Veja também
10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media
Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce
IA já é aliada do departamento de RH, indica Distrito
Levantamento "AI for HR" indica que mais de 34% das empresas estão em processo de adoção da inteligência artificial