Um guia de mídia programática para profissionais de marketing financeiro

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Um guia de mídia programática para profissionais de marketing financeiro

Se feita corretamente, a programática pode ajudá-lo a descobrir públicos inexplorados

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30 de junho de 2023 - 11h38

Mídia programática

Crédito: Divulgação

De acordo com o IAB, a publicidade digital brasileira movimentou R$ 32,4 bilhões em 2022, alta de 7% em um ano, segundo dados preliminares do estudo AdSpend. Os setores de comércio, serviços e financeiro foram os que mais investiram em publicidade digital no ano passado – somente os três são responsáveis por 54% do investimento total. O advento da mídia programática (a compra automatizada de mídia digital) criou enormes oportunidades para maior eficiência e relevância em todas as etapas da jornada do consumidor.

À medida que a publicidade avança para o digital, as instituições financeiras também reformulam as formas de anunciar online. Nos Estados Unidos, desde 2015, de acordo com um estudo independente encomendado pela Quantcast, a maioria das grandes organizações financeiras (mais de 500 funcionários) já está investindo de 20% a 40% de seus orçamentos de exibição digital programaticamente.

Em todas as formas de publicidade, o planejamento deve sempre começar com o público-alvo – ou seja, o cliente ou cliente em potencial. Então, é preciso alcançá-los nos dispositivos que eles estão usando. Mas como gerenciar todas essas variáveis no seu plano de mídia digital? Qual é o produto apropriado para oferecer a alguém com base em seus comportamentos online anteriores? Qual o dispositivo ideal: mobile ou desktop? É aqui que uma estratégia com a mídia programática pode realmente ajudar.

A mídia programática permite maior eficiência na compra de mídia por meio de anúncios que veiculam instantaneamente audiências hipersegmentadas. Resumindo, você pode automatizar a compra e a entrega de anúncios aos consumidores no momento ideal, no dispositivo certo e com a mensagem correta.

Ao contrário das formas tradicionais de publicidade, a mídia programática permite que os profissionais de marketing segmentem os usuários com base em características como comportamento de navegação ou interesses. Os sistemas de anúncios programáticos processam fluxos massivos de dados do usuário, para que você possa segmentar os clientes durante toda a jornada com mensagens precisas.

Ao incorporar e agir sobre os sinais de intenção que seu público está emitindo, como palavras-chave, é possível aproveitar os consumidores em potencial à medida que continuam sua jornada em direção à conversão.

Em um setor em que os correntistas permanecem nas mesmas instituições por anos, é fundamental conectar-se com o público desde o início e, em seguida, continuar o envolvimento durante todo o processo – desde a conscientização inicial, preferência e construção até a ação final. A mídia programática é uma das poucas opções que oferece a escala necessária para maximizar seu alcance em todo o funil de vendas.

E deixando claro: gerar leads e vendas não é o único objetivo! 90% dos profissionais de marketing financeiro dizem que a marca é uma prioridade importante em seus orçamentos de publicidade. Gerar reconhecimento da marca com os principais públicos-alvo antes mesmo de eles estarem no mercado para um cartão de crédito ou conta bancária pode ajudar a criar afinidade com a marca. Com a mensagem certa, você pode orientar os consumidores desde o estágio inicial de “conscientização” até a “consideração” e, finalmente, a “preferência”.

Os profissionais de marketing financeiro com visão de futuro precisam começar a pesquisar as oportunidades para alavancar as mudanças em tempo real no comportamento do consumidor oferecidas pela compra programática de anúncios, considerando que o envolvimento do consumidor com dispositivos móveis só aumentará.

As instituições financeiras têm a capacidade de acumular dados de consumidores em grandes quantidades a partir desses dispositivos, mas o sucesso será determinado pela forma como os dados são usados para identificar clientes em potencial, criar modelos de novos públicos e entregar mensagens personalizadas em escala.

Se feita corretamente, a programática pode ajudá-lo a descobrir públicos inexplorados. Você pode entrar no conjunto de consideração do seu público e colocar sua marca em primeiro lugar antes que esses clientes em potencial comecem a comprar e, em seguida, conduzi-los pelo funil de compra. O objetivo final é identificar clientes em potencial e entregar a eles a mensagem certa — em todos os dispositivos — mais rápido do que seus concorrentes.

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