O futuro das marcas passa por inovar e criar desejo em escala
A inovação não acontece apenas em laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento, mas na leitura cuidadosa de tendências socioculturais e na coragem de apostar em novos caminhos
Inovar sempre foi uma das principais palavras-chave no vocabulário do Marketing, mas seu significado evoluiu muito nos últimos anos. Se antes era sinônimo de incrementos dentro de categorias já consolidadas, hoje está cada vez mais ligada à habilidade de criar novos territórios de consumo. Em um cenário de competição acirrada e consumidores que buscam por soluções práticas e que façam sentido para o seu dia a dia de maneira completa, o diferencial fica com as empresas que não querem apenas disputar participação de mercado, mas sim ampliar seus próprios limites de atuação e ousar entrar em novas categorias de maneira genuína, mantendo a conexão com seus propósitos.
Um reflexo claro desta transformação é a ascensão do bem-estar a partir de novos perfis de comportamento das pessoas. O que antes era visto como um nicho restrito ao esporte ou à estética, por exemplo, tornou-se um estilo de vida holístico. Dessa forma, marcas que conseguem traduzir essas demandas em soluções desejadas conquistam espaço não apenas na prateleira, mas também na mente dos consumidores.
Não por acaso, o movimento mais recente da Unilever no Brasil reflete exatamente essa lógica. Ao trazer Liquid I.V. para o território nacional a partir do último mês de julho, a companhia não apenas adiciona um novo item ao portfólio, mas aposta em desenvolver uma categoria com alto potencial de expansão por aqui: a de hidratação funcional. Mais do que lançar um suplemento, a iniciativa simboliza a escolha de atuar em um território em pleno crescimento – o de bem-estar – conectando-se a um consumidor que já enxerga o cuidado consigo mesmo como parte essencial da rotina.
Segundo a Euromonitor, o setor de suplementos movimentou mais de R$ 5 bilhões em 2024 e deve dobrar até 2028. Por trás desses números está um consumidor atento a performance, saúde e praticidade, atributos que são entregues por meio da fórmula patenteada de Liquid I.V., que conta com vitaminas, eletrólitos e carboidratos para acelerar a absorção de água pelo organismo, mantendo o nível de hidratação por mais tempo.
Mas o ponto mais interessante está além da fórmula. A estratégia da Unilever representa um novo olhar para inovação: em vez de buscar apenas eficiência em categorias tradicionais, a empresa aposta em desenvolver mercados ainda pouco explorados. O conceito de “desejo em escala”, uma das prioridades da estratégia global da companhia, sintetiza essa visão. Criar desejo em escala significa entender que o crescimento sustentável vem da capacidade de transformar e impulsionar comportamentos, e não apenas de lançar novidades incrementais.
A lição que fica é que a inovação não acontece apenas em laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento, mas na leitura cuidadosa de tendências socioculturais e na coragem de apostar em novos caminhos. Entrar em novas categorias de mercado exige visão estratégica, entendimento profundo do consumidor e olhar a longo prazo. Inovar não é só lançar algo novo, mas algo relevante, que crie valor e transforme o comportamento.